Se está a considerar mudar de carreira e tem razões para mudar de carreira, leia este artigo e conheça os passos que tem de dar para conseguir fazê-lo com sucesso.

Situação actual no emprego

É necessário avaliar a sua situação actual, mantendo por exemplo um diário com todas as situações que lhe acontecem, as boas e as más. Depois, no fim-de-semana, olhe para essas notas e comece a tirar conclusões. O que é que gosta mais de fazer no emprego? O que desgosta?

Conheça-se a si mesmo

Quais são os seus interesses pessoais e profissional, os seus valores e capacidades. Existem exercícios gratuitos na Internet que lhe permitem concluir que tipo de pessoa é. Estes exercícios são utilizados por milhares de pessoas e cada um de nós cai num intervalo de valores estatísticos.

É também bom relembrar o que fez no passado, que lhe tenha despertado a atenção, mesmo que não tenha sido em termos profissionais. Pode ter sido durante um projecto voluntário, durante a sua administração do condomínio. Se gostou de o fazer e acha que tem capacidade para desempenhar um papel semelhante mudando de carreira profissional.

Decidir sobre as alternativas

Depois de ter as várias alternativas listadas, fale com os seus familiares e amigos para formar a sua opinião sobre aquela que vai querer seguir. Procure também saber mais sobre cada uma das carreiras. Acha que o assunto é demasiado aborrecido para aprender? Acha que consegue facilmente entender os aspectos básicos da carreira profissional que está prestes a escolher?

O melhor é entrevistar informalmente profissionais que já trabalhem no ramo e que lhe possam passar todos os aspectos, positivos e negativos, de estar com a mão na massa.

Testar antes de avançar

Se tiver essa oportunidade, teste durante uns tempos antes de se atirar de cabeça. Procure praticar durante os seus tempos livres por alguns meses, desta forma conseguirá ter uma sensação daquilo que o espera profissionalmente.

Frequente seminários sobre o assunto para conhecer as dificuldades que a indústria enfrenta. É uma carreira com potencial? É uma carreira que está a ser descontinuada e substituída por outra?

Se não quiser mudar completamente de ares, pode sempre optar por mudar de carreira profissional mantendo as suas actuais características. Por exemplo, se for Engenheiro Informático, pode estar a trabalhar no ramo da aeronáutica e mudar para o ramo bancário. É uma mudança menos radical, porque levará todos os ensinamentos da sua profissão, mas terá todo o seu conhecimento imediatamente disponível.

Cada vez é mais frequente mudar de carreira. O mundo evolui cada vez mais rápido e é possível experimentar vários papéis durante a nossa vida activa profissional.