No Brasil diz-se registrar domínios, em Portugal diz-se registar domínios, mas ambos se referem ao acto de comprar um nome para o seu site, para ser acedido pelos visitantes e motores de busca.

Para saber mais, leia a introdução sobre registrar domínios na internet.

Quando o Nome do Domínio Não Interessa

No caso de querer um site que não precise de muito tráfego, por exemplo quando criar um site para um negócio local, não precisa de atrair tráfego de todo o mundo. Os seus clientes conhecem-no pelo nome da empresa ou do produto que vende na zona.

Apesar do nome do domínio ser muito importante quando os motores de busca fazem os rankings dos melhores sites, não é o único factor. São avaliadas centenas de condições para determinar a melhor página para determinada pesquisa. O conteúdo e os links que consegue atrair são também muito importantes.

Dicas de Sucesso Para Registrar Domínios

Aqui ficam algumas dicas para conseguir registrar melhores domínios para os seus sites.

Nomes de Domínios Curtos

É possível registrar domínios até 63 letras, mas quanto mais pequeno for o nome, melhor para si. Como seria de calcular, todas as palavras e domínios pequenos já estão registrados e comprar um destes domínios pode custar milhões.

Faça o registo de um nome que inclua as palavras-chave que precisa e depois faça pequenas modificações até conseguir encontrar um domínio que esteja disponível para comprar.

Por exemplo, para registar um domínio de aviões, pode tentar:

  • Osmelhoresavioes.com
  • Osmelhoresavioesonline.com
  • Osmelhoresavioesweb.com

Utilizar o Hífen em Nomes Complicados

Se utilizar palavras grandes no domínio, ficará complicado ler o domínio e compreender o que está escrito.

Por exemplo, o site www.esteeositecompletodecomputadores.com tem um nome longo, por isso é preferível utilizar hífenes para ficar www.este-e-site-completo-de-computadores.com.

Domínio Fácil de Lembrar

É importante que o nome do domínio seja simples, porque há sempre pessoas que decoram o nome dos sites para depois aceder, embora esta prática esteja cada vez mais em desuso.

Estas simples dicas ajudam-no a aprender como registrar domínios que tenham mais sucesso no futuro.