Um construtor de site ou até um template são muito acessíveis e vão fazer-lhe poupar muito tempo e esforço quando criar um novo layout para o seu site. No entanto, muitas pessoas cometem erros no processo de escolha e utilização de um modelo da web e acabam com algo ao contrário da imagem que tinham em mente. Aqui estão algumas directrizes para ajudá-lo a evitar esses erros.

O primeiro erro óbvio que você deve estar ciente é se está usando um modelo que é muito popular. Se muitas pessoas usam o mesmo modelo, o site não vai parecer original e a sua credibilidade vai cair, a diferença entre o seu site e os outros será manchada. Por outras palavras, você irá aparecer igual aos seus vizinhos do lado.

Se você apenas mudar o título e alguns elementos. faz mal. O maior erro que faz é personalizar o modelo para além de ser ainda reconhecido. Embora isso possa ser bom no sentido de que você vai criar um site completamente original, você está desafiando a própria finalidade da utilização de um modelo da web e um construtor de sites – economizar tempo e esforço.

No entanto, por outro lado, se escolher um modelo ou construtor de sites adequados, com apenas algumas mudanças feitas já dá para adequar ao tema do seu site, e apenas perderá pouco tempo para fazer as alterações. Por exemplo, você pode encontrar um modelo que se adapta muito bem ao seu site, excepto que o original tem uma imagem que nada tem a ver com o seu no cabeçalho.

Você pode procurar imagens compatíveis com o seu site para substituir as existentes. No entanto, estará apenas a fazer as mudanças necessárias e não a redesenhar todo o modelo.

Em algumas circunstâncias, algumas pessoas simplesmente fazem a escolha errada de modelos. Esta é uma questão muito subjectiva, mas você tem que ter cuidado na selecção de templates para adequar ao seu público. Não escolha modelos só porque são bonitos, deve escolhê-los porque servem o seu propósito.