Uma firewall é uma peça fundamental de segurança em qualquer computador que seja utilizado numa rede, como é o caso da Internet. Para mais informações, conheça a importância de uma firewall e também os tipos de firewalls existentes, que incluem:

  • Firewall grátis por software
  • Firewall comercial por software
  • Firewall por hardware

Para instalar uma firewall de software deverá utilizar as informações do seu Sistema Operativo, que lhe indicará se a firewall está activa ou não.

Firewall no Windows Vista

Para garantir que a firewall está operacional terá de ir ao Painel de Controlo, depois ao Centro de Segurança e verificar se está um semáforo com a luz verde e com a indicação de ‘Ligada’ ao lado da Firewall.

Quando não está protegido, o Windows Vista avisa o utilizador com um ícone no System Tray com a indicação de que está sem qualquer protecção de segurança.

Firewall no Windows XP

Se utiliza Microsoft Windows XP deverá ir ao Painel de Controlo, depois ao Centro de Segurança e verificar se a luz do semáforo está verde a existe a indicação de Firewall activada.

O Windows XP apenas incluiu o Centro de Segurança mais tarde, num Service Pack, por isso se não tem esta opção instale todas as actualizações disponíveis para o Windows XP, para garantir a protecção máxima.

Como configurar a firewall

A maioria das firewalls por software requer alguma experiência para serem configuradas correctamente com a máxima protecção, porque a configuração passa muito pelo tipo de programas que costuma utilizar.

Por exemplo, o Windows Firewall lança uma caixa de aviso quando um programa se tenta ligar à Internet pela primeira vez. Pergunta ao utilizador o que deseja fazer e guarda essa opção para as próximas vezes. Por isso, deverá ter muita atenção ao que aparece nos alertas de aviso.

As outras firewalls funcionam de forma semelhante, por isso é necessário ter atenção aos ecrãs que vão aparecendo e às respostas que dá.

Sempre que lhe apareça um programa estranho, mais vale recusar a sua ligação à Internet.

Testar a firewall

Depois de garantir que tem a firewall a funcionar, pode ir a alguns sites na Internet que testam o seu computador e a sua ligação, para identificarem possíveis falhas de segurança.

Faça uma pesquisa no google e procure por ‘online firewall test’, encontrará alguns sites de segurança (caso da Symantec Security Check ou o ShieldsUP!).

É importantíssimo ter uma firewall a funcionar e bem configurada para a máxima protecção possível.