Este artigo faz parte da preparação para uma entrevista de selecção, que inclui as várias fases que tem de percorrer antes da entrevista, para aparecer confiante e garantir o sucesso.

Deve começar por pesquisar sobre a empresa para a qual se pretende candidatar. De seguida, não pode deixar de treinar antes do dia da entrevista, porque praticar as suas respostas às perguntas da entrevista é muito importante.

Saiba também como ter uma resposta preparada para as perguntas típicas de entrevista dos seus pontos fortes e fracos e ainda como se apresentar devidamente nas entrevistas de emprego.

Chegada à entrevista de emprego

No dia marcado para a entrevista deve chegar 5 a 10 minutos antes, porque existem entrevistadores que pesam o facto do candidato chegar atrasado para essa reunião. Da mesma forma, chegar mais de 10 minutos antes da hora e cria uma pressão para o entrevistador se despachar para poder falar consigo.

O ideal é chegar cerca de 20 minutos à empresa, para poder estacionar o carro com calma ou apanhar os transportes públicos e precaver qualquer atraso, depois espere um pouco fora da empresa e apresente-se 5 minutos antes de começar.

Se por algum motivo não conseguir chegar a horas, avise assim que possível o seu entrevistador, porque senão terá uma avaliação muito negativa por parte dele.

Cumprimentos iniciais na entrevista de emprego

Quando for apresentado à pessoa que o vai entrevistar, diga o seu primeiro e último nome, mantenha o contacto visual e espera que seja ele a iniciar os cumprimentos. No aperto de mãos tente aplicar a mesma pressão do seu entrevistador, não tente fugir com as mãos rapidamente nem tente apertar demais para não ficar numa situação desconfortável.

No final dos cumprimentos não se esqueça de sorrir o mais naturalmente possível.

Veja também como se comportar durante a entrevista de emprego propriamente dita.