A construção de sites ou blogues depende muito das suas necessidades e pode até dar-se o caso de serem ambos úteis para o mesmo projecto. Saiba porquê.

Muitos webmasters criam sites que incluem uma secção desenvolvida por uma ferramenta de blogue. Um site tradicional é excelente para artigos que não mudam ao longo do tempo, como é o caso dos manuais e tutoriais. Já os blogues foram desenvolvidos para se adaptarem rapidamente a artigos temporais, já que estão desenhados de forma cronológica. O blogue não é mais que um diário on-line.

Exemplo de Site Com Blogue

Imagine que deseja construir um site sobre o iphone da Apple. No site poderá ter tutoriais de como adicionar novas funcionalidades, criar ringtones, etc. No blogue poderá ter todas as notícias que vão saindo sobre o iphone, como modelos novos, preços, estratégias, etc.

Existem truques para conseguir utilizar páginas soltas numa plataforma de blogue, mas o potencial é inferior ao de criar um site de raiz para esse propósito.

Não existe nenhuma regra que diga que o blogue é melhor ou pior que um site de raiz, é sempre uma questão do tipo de projecto que deseja implementar e do objectivo que quer alcançar.

Sucesso na Construção De Sites

Qualquer que seja a ferramenta que opte por utilizar, os passos para o sucesso são iguais e incluem:

  • Criar um site grátis com um objectivo bem definido, uma audiência bem seleccionada, um tema claro. O sucesso de um site depende do conteúdo que disponibiliza para os seus visitantes. Não utilize um blogue sem conteúdo só para fazer vendas de produtos.
  • Crie o seu site com relevância para que os visitantes descubram rapidamente o que vão ganhar em ler os seus artigos. Deve ir de encontro às necessidades que eles têm, porque são eles que determinar o seu sucesso a longo prazo.

A construção de sites de sucesso requer determinação, paciência e muito trabalho. Se estiver disposto a isso, conseguirá certamente atingir os seus objectivos.