São cada vez mais as pessoas que pensam em fazer a construção de sites para poderem ganhar dinheiro na internet. Outra possibilidade é a de criar sites sociais e rentabilizar com a venda de publicidade.

A maior parte dos sites sociais de sucesso são rentabilizados com publicidade e conseguem fazer milhões. Claro que não é provável que consiga competir com o facebook ou o twitter.

Estas empresas gastam milhões também em publicidade, alojamento e programadores informáticos, por isso não são os indicados para competir.

Para saber mais sobre a construção de sites, saiba se tem a motivação para ganhar dinheiro, porquê utilizar o Google Adsense, as vantagens dos programas de afiliados, dos sites de comércio electrónico e como vender produtos digitais.

Para conseguir ter algum sucesso com um site social é preciso escolher um nicho de mercado que tenha potencial para um projecto deste tipo.

Instalar Script de Site Socail

Existem vários scripts para criar sites sociais e apenas precisa de ter um alojamento web e de registar o domínio. Para criar um site social de raiz, precisaria de ter conhecimentos de programação para a web.

O PHPFox é um script que pode ser instalado, desde que tenha alguns conhecimentos e alguma paciência para aprender como fazer a instalação.

Sites Sociais Remotos

Há ainda a possibilidade de utilizar um alojamento remoto, não precisando aí de investir em alojamento e domínios. Ficará com um subdomínio dentro da empresa que cobra o serviço de sites sociais.

Há algumas opções gratuitas, mas que lhe retiram alguma flexibilidade na altura de tomar decisões para o que deseja fazer.

Desvantagens dos Sites Sociais

Como os sites sociais não têm muito conteúdo original, não são dos preferidos dos motores de busca, o que torna a sua promoção ainda mais complicada.

Os sites sociais vivem de utilizadores que partilham informação e enquanto não tiver uma base de utilizadores suficiente grande para arrancar com o projecto, não faz muito sentido criar um site social.

A construção de sites sociais não é muito complicada, mas não deverá ser utilizado por principiantes na internet, porque tem um grau de complexidade maior do que, por exemplo, um blog. Os fóruns também são um tipo de site diferente, por isso saiba como fazer um fórum.