Este artigo mostra como funciona o Adwords e faz parte de uma série sobre a forma correcta de construir um site com AdSense e ganhar dinheiro.

A série dos artigos anteriores, inclui:

A primeira coisa que é preciso entender é de onde vêm estes anúncios que podemos colocar nos nossos sites. A resposta é através de outro produto da empresa Google, o Adwords.

O Que é o Google Adwords

Se tem alguma experiência na internet, sabe com toda a certeza o que é. Se não tem qualquer experiência, saiba que é um serviço onde qualquer pessoa pode pagar para ter tráfego para o seu site.

O Adwords funciona com um modelo de leilão, onde as pessoas competem para ter acesso à melhor posição para uma determinada palavra-chave.

Quanto mais competição existe por uma palavra-chave, mais caro é colocar um anúncio.

Competição Por Um Lugar (Slot)

O google disponibiliza vários slots para anúncios e o vencedor do leilão fica em primeiro lugar, o seguinte em segundo lugar e assim sucessivamente até acabarem os slots disponíveis.

Por exemplo, aparecer na primeira posição da palavra ‘mensagens para o pai natal’ pode custar-lhe apenas 5 cêntimos, mas se quiser competir pela palavra ‘comprar cartão de crédito’ poderá ter de gastar vários euros para garantir as primeiras posições.

É um sistema que funciona pela regra da oferta e da procura. Os mais competitivos são muito caros, os menos competitivos são extremamente baratos.

Escolher o Vencedor Do Adwords

O processo de escolha do lance vencedor faz parte do algoritmo desenvolvido pelo google, que tem em conta vários factores. A parte impressionante é que consegue praticamente sempre entregar anúncios relevantes para o conteúdo da página.

Quando o algoritmo não consegue entregar anúncios contextualizados é porque precisamos de redefinir o conteúdo do nosso site.

Depois de comprar uma palavra-chave e escrever um anúncio para a mesma, o google irá entregar esses anúncios em páginas relevantes. Por isso, se comprar palavras-chave relacionadas com telemóveis, o google irá mostrar esses anúncios em páginas relacionadas com telemóveis e não com carros em segunda mão.

Depois de conhecer o funcionamento do Adwords, veja como é possível ganhar dinheiro com o AdSense.