Depois de saber a importância de escolher a ferramenta para a criação de sites de sucesso, conheça melhor duas alternativas para implementar os seus projectos: o Blog e o CMS.

Criação De Site Com Blog

Os blogs estão cada vez mais na moda e já têm alguns anos de actividade para demonstrarem todas as suas capacidades (e limitações).

Um blog permite ter vários artigos ordenados por categorias e disponibilizados cronologicamente. É uma espécie de diário, excelente para dar notícias, fazer análises de produtos e outros tipos de negócios que requeiram artigos curtos e frequentes.

O WordPress é, das plataformas gratuitas de blogs, o mais elaborado e que permite maior flexibilidade.

Para saber mais, saiba como criar um blog.

Criação De Site Com CMS

Um CMS (Content Management System) é um gestor de conteúdos e permite muito maior flexibilidade do que um blog, que pode ser visto como um gestor de conteúdos especial.

Com uma ferramenta de CMS é possível fazer um blog facilmente, mas com um blog já é mais complicado fazer um CMS (embora existam cada vez mais softwares de blog com essa capacidade).

Um dos exemplos de um CMS é o Joomla, que é uma plataforma gratuita e que está quase sempre instalado em empresas que fornecem alojamento de sites. O Joomla permite fazer quase tudo o que pretende, no entanto é bastante mais complicado de aprender do que um blog.

Um CMS é uma plataforma mais avançada, que permite outros voos, mas é também menos indicada para principiantes nestas andanças da criação de sites.

Tanto o Joomla como o WordPress costumam estar disponíveis nas empresas de alojamento, através de scripts como Fantastico, que permitem a sua instalação através de poucos cliques e sem qualquer conhecimento de programação. Tem é de escolher uma empresa de alojamento que ofereça este serviço.

O passo seguinte para a criação de um site de sucesso é escolher uma empresa de alojamento web para ter o site.