Este artigo é a continuação do anterior sobre as questões a fazer no alojamento web para criação de sites de sucesso e faz parte de uma série sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:
Para quem não tem grandes conhecimentos técnicos, a melhor forma de criar um site é através da utilização de scripts que automatizam tarefas de outra forma impossíveis para quem não sabe programar.
Um dos scripts mais conhecidos é o Fantastico, que é oferecido pela maioria das empresas de alojamento web.
A vantagem de um script deste tipo é que trás um enorme conjunto de scripts e aplicações que podem ser instaladas apenas com um clique e sem qualquer tipo de conhecimentos técnicos.
É o caso da instalação de alguns CMS, como o Joomla ou Drupal, da plataforma de blog do WordPress, etc.
Além disso ainda fornece software simples para tarefas de rotina, como é o caso de FTP, para colocar e retirar ficheiros. Possibilidade de fazer backup facilmente e enviar para o seu e-mail, entre muitas outras operações de manutenção que devem ser obrigatoriamente feitas pelo dono dos sites.
Muitas empresas de alojamento web disponibilizam aos seus clientes software que lhes permite a criação de sites através de wizards, ou seja, guiando o cliente passo a passo permitem configurar um site baseado em templates.
Desta forma, conseguiremos ter um site feito de raiz, sem utilizar nenhum script pré-definido (como o WordPress, por exemplo) e conseguindo um site completamente customizado.
Num plano de alojamento web tradicional é preciso comprar alojamento para cada registo de domínio que fazemos, o que torna bastante elevado o custo de termos vários sites.
Muitas empresas de alojamento web permitem que tenha domínios ilimitados na mesma conta e isso é muito útil porque permite poupar muito dinheiro no caso de estarmos a falar em mais do que dois ou três sites.
O único factor a ter em atenção é que todos os recursos do alojamento são partilhados pelos mesmos sites, por isso a uma determinada altura ter apenas um plano de alojamento torna-se ineficiente.
Veja no próximo artigo como funcionam os recursos que precisa de comprar no alojamento web para a criação de sites.
RSS feed para comentários a este post · TrackBack URI
Deixe um comentário