Este artigo é a continuação do anterior sobre as questões a fazer no alojamento web para criação de sites de sucesso e faz parte de uma série sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Scripts Para Automatizar Tarefas?

Para quem não tem grandes conhecimentos técnicos, a melhor forma de criar um site é através da utilização de scripts que automatizam tarefas de outra forma impossíveis para quem não sabe programar.

Um dos scripts mais conhecidos é o Fantastico, que é oferecido pela maioria das empresas de alojamento web.

A vantagem de um script deste tipo é que trás um enorme conjunto de scripts e aplicações que podem ser instaladas apenas com um clique e sem qualquer tipo de conhecimentos técnicos.

É o caso da instalação de alguns CMS, como o Joomla ou Drupal, da plataforma de blog do WordPress, etc.

Além disso ainda fornece software simples para tarefas de rotina, como é o caso de FTP, para colocar e retirar ficheiros. Possibilidade de fazer backup facilmente e enviar para o seu e-mail, entre muitas outras operações de manutenção que devem ser obrigatoriamente feitas pelo dono dos sites.

Scripts De Criação De Sites?

Muitas empresas de alojamento web disponibilizam aos seus clientes software que lhes permite a criação de sites através de wizards, ou seja, guiando o cliente passo a passo permitem configurar um site baseado em templates.

Desta forma, conseguiremos ter um site feito de raiz, sem utilizar nenhum script pré-definido (como o WordPress, por exemplo) e conseguindo um site completamente customizado.

Múltiplos Sites?

Num plano de alojamento web tradicional é preciso comprar alojamento para cada registo de domínio que fazemos, o que torna bastante elevado o custo de termos vários sites.

Muitas empresas de alojamento web permitem que tenha domínios ilimitados na mesma conta e isso é muito útil porque permite poupar muito dinheiro no caso de estarmos a falar em mais do que dois ou três sites.

O único factor a ter em atenção é que todos os recursos do alojamento são partilhados pelos mesmos sites, por isso a uma determinada altura ter apenas um plano de alojamento torna-se ineficiente.

Veja no próximo artigo como funcionam os recursos que precisa de comprar no alojamento web para a criação de sites.