Este artigo é a continuação do anterior sobre as funcionalidades a comprar no alojamento web para criação de sites de sucesso e faz parte de uma série sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Um dos tópicos mais promovidos pelas empresas de alojamento web é a oferta de pacotes ilimitados, tanto de espaço de armazenamento, como de largura de banda oferecida. No entanto, as coisas não são tão directas como podem parecer, veja porquê.

Espaço De Armazenamento e Largura De Banda

Outro aspecto fundamental é decidir de quanto espaço em disco iremos necessitar de ter alojado para as nossas páginas, fotos, vídeos, etc. E também saber aproximadamente quanta largura de banda mensal iremos utilizar.

Para o espaço em disco não é complicado fazer as contas. Se precisar de colocar muitas imagens ou vídeos, irá necessitar de um alojamento que ofereça espaço ilimitado, ou seja, não cobram mais por cada gigabyte que necessita de armazenamento.

O outro factor, a decisão da largura de banda, é mais complicado de calcular porque depende do número de visitas que o site terá, em termos médios. Mas como regra, se necessita de muito espaço em disco também irá necessitar de muito espaço de largura de banda.

Existem empresas de alojamento web que disponibilizam também largura de banda ilimitada, por isso podem ser uma boa opção para que realmente tem de entregar muitas páginas aos seus visitantes.

Apesar das empresas de alojamento mencionarem espaço e largura de banda ilimitadas, isso não existe… É necessário ler com atenção os termos do contrato porque eles têm cláusulas que os protegem de utilizações abusivas por parte dos utilizadores.

Funciona da mesma forma com os operadores de internet que oferecem acesso ilimitado aos seus clientes. Existem cláusulas no contrato que estabelecem uma utilização não abusiva do contrato, de outra forma irão cobrar mais por essa utilização.

O passo seguinte para a criação de sites de sucesso é o registo de um domínio.