O passo seguinte na criação de sites de sucesso é a escolha de um alojamento web onde irá colocar o seu site. Existem centenas de escolha por toda a internet e a opção depende das funcionalidades necessárias e do preço que está disposto a pagar.

Este artigo faz parte de uma série sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Alojamento Web

Temos de fazer algumas questões para determinar as nossas necessidades, como são os casos das seguintes perguntas:

  • Alojamento gratuito ou pago?
  • Queremos alojamento Windows ou Linux?
  • Necessitamos de scripts para automatizar tarefas, como o Fantastico?
  • Qual é o espaço mínimo que precisamos para armazenamento das páginas?
  • Qual é a largura de banda necessária para disponibilizar o site?
  • Número de sites que pretendemos alojar?

Aqui ficam as possibilidades para as questões mencionadas acima.

Alojamento Gratuito Ou Pago?

Existem vários tipos de alojamento gratuito, mas que trazem outros termos no acordo de utilização, como é o caso da disponibilização de publicidade por parte da empresa que fornece o alojamento.

Outros alojamentos oferecem serviços básicos e muito limitados, úteis para quem apenas precisa de um site muito simples, mas inútil para quem deseje ter uma presença mais eficaz.

Windows Ou Linux?

Existe software para qualquer um dos sistemas operativos e cabe-nos a nós decidir quais os que queremos utilizar para determinar qual o mais apropriado para o nosso caso.

O alojamento baseado em Linux é geralmente mais barato, por ser baseado totalmente em software open source, no entanto os preços dos alojamentos em Windows também baixaram significativamente.

As plataformas mais utilizadas estão disponíveis em Linux, como é o caso dos CMS, do WordPress, do MySQL, etc. Alguns também existem para Windows, mas não se justifica pagar o excesso quando podemos ter tudo em Linux mais barato.

Se quer desenvolver em ASP, aí sim irá necessitar de um alojamento em Windows, já que é uma linguagem de programação desenhada para este sistema operativo.

Para conhecer as outras respostas às questões colocadas, continue a ler o artigo como escolher um alojamento web para criação de sites de sucesso.