Este artigo explica como planear o site e faz parte de uma série de artigos sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Depois de tratar dos aspectos técnicos e estratégicos, é altura de meter mãos à obra e começar a desenhar o website.

Fluxograma Do Site

O mais simples é desenhar a estrutura do site numa folha de papel, o que pode ser feito em qualquer lugar.

Comece por colocar a homepage (página principal) e comece a ligar as outras páginas a esta. Alguns exemplos de páginas que se incluem em praticamente todos os sites, são:

  • Página principal (homepage)
  • Página de contacto (contact page)
  • Página explicando os objectivos do site (about us)

De seguida comece a colocar as páginas das categorias que vão existir no seu site, bem como outras funcionalidades como blogs, fóruns, comércio electrónico.

Utilizar Post-It

Outra forma muito utilizada é com recurso aos post-it, colando cada uma das páginas num quadro e depois arranjando conforme entendermos.

A vantagem dos post-it é que podemos mexer e redesenhar toda a estrutura, bastando para isso descolar e colar novamente noutro local.

Qualquer que seja a forma utilizada, o objectivo deve ser a criação de sites que seja simples de navegar e que permitam que os visitantes descubram rapidamente aquilo que desejam.

Depois da criação da estrutura básica do site, do esqueleto, podemos então avançar para a fase seguinte que inclui a parte do desenho.

Veja como fazer o desenho na criação de sites de sucesso.