Este artigo explica como fazer a promoção do site e faz parte de uma série de artigos sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Depois de termos o site concluído e colocado no ar, é preciso anunciar a sua existência a maior número de pessoas possível, porque senão ficamos com um projecto muito bonito e bem construído, sem qualquer visita.

O desenho e construção são apenas uma pequena parte da criação de sites de sucesso. Depois desta fase é preciso divulgar em motores de busca, para que as pessoas encontrem o site quando pesquisam determinadas palavras-chave.

Promoção Para Sucesso Do Site

Algumas das tarefas que têm de ser realizadas durante a promoção do site, incluem:

  • Submeter aos motores de busca mais utilizados, como é o caso do google, yahoo, sapo, etc. Existem ferramentas que permitem a automatização destas submissões, mas para quem tem apenas um ou dois sites, é preferível fazê-lo manualmente.
  • Submeter o site a directorias, nacionais e internacionais. Aqui não conseguiremos muitos visitantes directamente, mas os links contam para subirmos nos rankings dos motores de busca.
  • Fazer a troca de links com sites relacionados com o tema escolhido. Não é grande ideia trocar links com um concorrente directo (a menos que o site seja menor que o site dele) mas antes com projectos relacionados. Por exemplo, se escrever sobre dicas de videojogos pode trocar links com sites de comércio electrónico de videojogos.
  • Utilizar o Google Webmaster Tools e submeter o sitemap, que mais não é do que uma lista de todas as páginas que constituem o site. É uma ferramenta obrigatória para todos os que têm sites, porque dá informações valiosas sobre a forma como o google vê o nosso projecto. Podemos ver, por exemplo, quais são as palavras-chave onde o site aparece nas melhores posições.
  • Submeter aos sites sociais, como stumbleupon, twitter, etc. São sites muito visitados e que podem trazer muitos visitantes, mas não de forma tão consistente como os motores de busca.
  • Submeter artigos a directorias de artigos. Para sites em inglês existem dezenas.
  • Comprar publicidade nos motores de busca e outros sites com muitas visitas qualificadas.

A criação de sites de sucesso não se esgota na parte inicial, mas antes na constante manutenção que precisamos fazer para que os projectos se mantenham sempre competitivos com a concorrência. Para mais informações, saiba como divulgar um site.