Este artigo explica a importância de registar o domínio e faz parte de uma série sobre a criação de sites de sucesso, que inclui:

Comprar o Domínio

Se já sabe como registar o domínio, verifique aqui a disponibilidade do domínio que lhe interessa!

O registo do domínio do site é outra tarefa que tem de ser ponderada na criação de sites, porque o nome é relevante para os rankings que os motores de busca atribuirão ao site.

Algumas das questões que deve fazer, incluem:

  • O domínio tem significado para o nicho de mercado que pretende atingir?
  • É um nome fácil de decorar e atractivo?
  • Será um domínio .com, .net, .org, .pt, etc.?
  • No caso de ser empresa, o nome do domínio é explicito na representação da empresa?
  • As palavras-chave do nicho de mercado estão no domínio?
  • O domínio está livre?

O registo de domínios é um negócio de muitos milhões e há certos domínios que valem várias dezenas de milhões de euros para as empresas.

Como a internet já leva alguns anos, actualmente é praticamente impossível comprar domínios com uma ou duas palavras muito competitivas, como é o caso de dinheiro.com, ganhardinheiro.com, life.com, etc.

Estas palavras foram compradas há muitos anos e são comercializadas por valores impossíveis de atingir por uma empresa pequena ou um particular.

Importância De Um Domínio

Para os motores de busca o domínio é dos factores mais importantes no seu ranking, porque um site que tenha a palavra ‘dinheiro’ não irá ter o conteúdo relacionado com pesca submarina, telemóveis, casa, etc.

Para um site focado num nicho de mercado, a escolha de um domínio relevante para a palavra-chave que deseja atingir é fundamental.

É ainda relativamente simples comprar domínios denominados ‘long-tail’, com três ou quatro palavras. Além disso são mais baratos do que os domínios mais competitivos.

Depois de termos a ideia, o alojamento e o domínio, é altura de começarmos a planear fazer o site. Veja como planear a criação de sites de sucesso.