A criação de websites envolve HTML, por isso aqui ficam alguns exemplos básicos do que significam as tags. Mas saiba que pode construir um site completo sem ter de escrever uma linha de código.

Capacidades Para a Criação De Websites

Em primeiro lugar saiba que não precisa de ser um programador informático para estar habilitado na criação de websites. Actualmente existem vários tipos de software, muitos gratuitos, que permitem a qualquer pessoa construir um site.

As páginas de um site são feitas em HTML, mas existe software que utiliza interfaces muito mais simples para os utilizadores e que depois traduzem tudo para HTML.

Se souber HTML, não precisa de mais nada que não seja um editor de texto e tempo, mas por questões de eficiência, ao longo dos anos foram desenvolvidas várias linguagens de programação que permitem criar código automaticamente, sem que os utilizadores se apercebam do que está por detrás.

Por exemplo a etiqueta H1 significa cabeçalho 1 e permite colocar o tipo de letra maior, como é o caso dos títulos destes artigos. Quando utiliza um software e coloca um título, é a tag H1 que está a inserir automaticamente.

Funciona da seguinte forma:

<H1>Titulo Do Artigo</H1>

Como vê, existe a tag que abre o texto e a tag que fecha o texto. Tudo o que está escrito no meio destas duas tags é o cabeçalho principal.

Estrutura De Criação De Um Website

Já vimos um exemplo simples de uma tag, agora aqui fica a estrutura de uma página simples completa.

<HTML>

<HEAD> Esta parte não é visível para os visitantes e serve para colocar informações especiais dentro da página.

<TITLE>Título da página que aparece na janela do browser.</TITLE>

</HEAD>

<BODY> Aqui começa a aparecer todo o texto e imagens que deseja mostrar.

<H1>Cabeçalho de um parágrafo </H1>

<P>Aqui aparecem blocos de texto, dentro de um parágrafo. </P>

Se quiser colocar um link para outra página, utiliza a tag em baixo:

<A HREF=”http://www.nomedapágina.com”>Texto que aparece sublinhado para ser clicado pelo visitante. </A>

</BODY>

</HTML>

Como vê, a estrutura de criação de um website é bastante simples. Existe uma tag a abrir uma secção e uma tag a fechar a secção. Depois só precisa de saber o que cada uma das tags significa.

Ferramentas Para Criar Websites

Como já foi referido, basta um editor de texto, tipo notepad, para ser possível desenvolver um site de raiz, no entanto isto seria muito demorado e foram criados softwares que automatizam bastante estas tarefas.

Por exemplo, o WordPress é um software que permite criar blogs e, sem ter quaisquer conhecimentos técnicos, pode criar um site bastante complexo sem ter de escrever uma linha de código HTML.

Como viu, a criação de websites é bastante simples, mas requer alguma prática.