Se quer ter uma presença na internet criando um site ou blog, aqui fica um guia para o ajudar a alcançar esse sonho e, quem sabe, até ganhar dinheiro com ele, se for esse o seu objectivo.

Leia a primeira parte sobre a necessidade de ter criatividade e conhecimento criando um site.

Outras características que deve ter, incluem as seguintes.

Escrever Bem

Não precisa de ser o José Saramago para conseguir criar um site ou blog de sucesso, mas precisa de saber escrever bem para atingir o seu objectivo.

Se deseja vender um produto seu, deverá ter conhecimentos de venda através dos artigos que publica. Quanto mais praticar, melhor sairão os seus artigos de venda.

Por exemplo, é importante ter um título apelativo e um primeiro parágrafo que seja bastante claro para o leitor, sobre aquilo que lhe pretende mostrar. Deverá dizer logo no primeiro parágrafo, o que o leitor tem a ganhar ao continuar a ler o seu artigo.

Deverá estudar o que os seus concorrentes estão a fazer e adaptar os seus artigos para conseguir ter também sucesso. Por vezes, pequenas alterações em títulos e em frases, transformam um artigo num sucesso comercial.

Paciência Para Esperar Resultados

Se alguém lhe disser que pode criar um site hoje e ter milhares de visitantes amanhã, sem gastar dinheiro em publicidade, está a ser enganado.

Um projecto de sucesso demora meses ou anos a ser atingido, dependendo essencialmente da concorrência e do nicho de mercado onde actua.

Ninguém lhe poderá garantir rendimentos na internet ao final de X dias, porque há demasiadas variáveis que necessita combater para ter sucesso. Da mesma forma, ninguém lhe pode assegurar a primeira posição de uma determinada palavra-chave, porque ninguém (excepto os motores de busca) controla esses algoritmos.

É preciso ter paciência, definir objectivos ambiciosos mas realistas, para conseguir ter determinação e coragem para continuar a trabalhar sem ver resultados nos primeiros tempos.

Não é para o assustar, porque é muito mais simples e barato ganhar dinheiro on-line do que criar um negócio tradicional, mas não há negócios milagrosos. Tem de trabalhar muito, criando um site ou blog, e ter paciência para esperar os resultados.

O primeiro passo é perceber o que todos os sites precisam, domínio e alojamento. Para saber mais, veja hospedagem de site grátis ou paga.