Depois de fazermos a pesquisa de mercado para a criação no Blogspot, grátis, é altura de fazer o registo através do Blogger.

Criar Conta Gmail

É preciso criar uma conta no Gmail (porque a Google comprou o Blogger). Depois de criar a conta no Google basta ir a www.blogger.com e carregar no link para criação do blog. O Blogger tem suporte para português.

Configuração do Blogger

Depois do registo é altura da configuração dentro do Blogspot.

É preciso escolher:

  • Endereço do blog (deverá ser escolhido com muita atenção).
  • Titulo do blog.

O endereço do blog é importantíssimo em termos de SEO, para os rankings nos motores de busca.

Depois devemos escolher:

  • Um template grátis.
  • Várias pequenas decisões sobre a formatação.

O Google AdSense funciona de forma automática no Blogspot, por isso é possível criarmos uma conta AdSense (se não tivermos) e escolher a forma como vão aparecer os anúncios dentro do conteúdo.

No final, podemos fazer o preview do blog para analisar como vai ficar a sua aparência quando estiver em produção. Nesta altura podemos fazer pequenos ajustes, nas cores, nas fontes, adicionar Gadgets (são dezenas), etc.

Tudo o que podermos incluir que sirva para ajudar os visitantes será bem utilizado.

Escrever o Primeiro Post

O mais importante de um blog é o conteúdo que tem, por isso devemos ter já alguns artigos planeados para publicar. Devem estar optimizadas para SEO, por isso veja em como fazer uma página web.

No início devemos escrever um post diariamente, com alguns links para outros sites dentro do mesmo tópico.

Analisar Estatísticas no Blogspot Grátis

Podemos também, dentro do Blogger, analisar as impressões de páginas e cliques que o Google AdSense está a fazer diariamente. Este crescimento acontece lentamente, mas de forma sustentada se continuarmos a escrever novos conteúdos e a divulgar correctamente o site.

Meses Seguintes no Blogspot

Conforme formos criando conteúdo, começaremos a ganhar mais reputação e também seguidores. Nesta altura podemos então procurar programas de afiliados para promover e ganharmos dinheiro com todo o trabalho que tivemos nos últimos meses.

Podemos procurar em empresas de publicidade (como a NetAffiliation) ou directamente com empresas que tenham sistemas de afiliação próprios.

Ao longo do tempo vamos também fazendo melhorias no blog, conforme formos aprendendo mais sobre blogues e aumento de tráfego.

Quando começarmos a ter alguma dimensão podemos também adicionar o Google Analytics que permite analisar detalhadamente as estatísticas do blog, permitindo a análise das palavras-chave que trazem mais visitantes diariamente.

Se o site começar a ter muito sucesso, podemos pensar em transferi-lo para um domínio próprio e ter total autonomia na forma de gerir o projecto.

O Blogspot é grátis e uma das melhores formas de qualquer pessoa ganhar dinheiro na internet sem qualquer custo associado, excepto a sua dedicação e tempo.