Depois de ter o registo feito, pode entrar na sua zona de administração. É aqui que define todas as opções para o seu blog. Os blogs grátis têm uma área onde os utilizadores podem alterar as configurações e preferências.
Este artigo é uma continuação do artigo aprender como criar blogs grátis com o Blogger.
Vamos ver as principais zonas de administração.
Dentro do painel definições encontra vários tabs, que permitem as configurações mais gerais.
Aqui vai poder importar e exportar o seu blog, caso esteja a migrar as suas contas.
É também aqui que define o título e descrição do blog. É importante que sejam palavras-chave do tema onde deseja escrever.
Deve seleccionar as seguintes opções:
Nos outros tabs tem opções que são individuais.
São opções que não interferem no sucesso do seu blog e são apenas questões pessoais do autor.
Depois de ter o blog pronto, é altura de começar a escrever posts (artigos). Só precisa de escolher o menu Envio de mensagens. Vai-lhe aparecer o título e a caixa para escrever o post.
Existem duas opções:
No final, só precisa de carregar no botão Publicar mensagem.
Isto é tudo o que precisa para criar um post e começar a desenvolver o seu blog. O editor de texto permite adicionar hiperligações, imagens, vídeos, etc. É bastante básico mas simples de utilizar.
Uma das características mais distintas do Blogger é a possibilidade de criar um perfil de autor. Este perfil é constituído por uma página que lista todos os seus sites dentro do Blogger e que tem tudo o que você quiser dizer sobre si.
Esta página não faz parte da estrutura normal do blog. Não é um post cronológico, mas sim uma página especial que apenas é acedida quando os visitantes desejam ver o seu perfil completo.
O perfil é editado na zona de administração do Blogger e tem uma série de opções sobre aquilo que deseja ou não mostrar aos seus leitores. Pode inclusivamente adicionar uma fotografia sua.
Este artigo tem tudo o que precisa para criar blog grátis com o Blogger. Conforme for avançando na sua experiência de autor, irá ter outras necessidades e provavelmente mudar para outra plataforma. No entanto, para começar é uma boa alternativa.
RSS feed para comentários a este post · TrackBack URI
Deixe um comentário