Já aqui falámos de como pode ganhar dinheiro na Internet depois de criar um site grátis num tópico que seja do seu agrado.

As formas mais utilizadas para se ganhar dinheiro utilizam as redes de PPC e as redes de CPM além da venda de publicidade directa, mas não são as únicas formas de rentabilizar o seu site ou blog.

Aqui ficam outras alternativas que podem funcionar bem em certos tipos de sites.

Links de texto patrocinados

Se trabalhar com o Google AdSense é preciso ter atenção porque existem várias empresas a quem o google penaliza se encontrar anúncios no seu site.

Este modelo de ganhar dinheiro funciona bem mas é algo intrusivo porque aparece uma janela em pop-up quando estamos a ler o artigo, o que pode não agradar a muitas pessoas.

A forma de funcionamento é através da criação de um link automaticamente em certas palavras-chave do site (também detectadas de forma automática) e quando os visitantes passam com o rato por cima dessas palavras especiais o anúncio é mostrado numa nova janela.

Pode vender este tipo de links directamente aos anunciantes ou utilizar redes especializadas em venda de links de texto para ter acesso imediato a centenas de anunciantes.

Existem umas dezenas de redes de anúncios in-link que trabalham maioritariamente em sites em inglês.

Reviews (Análises)

Com este modelo de pagamento tem de escrever um artigo sobre um produto ou serviço, artigo esse que será pago pelo anunciante.

O artigo poderá ou não estar identificado como sendo um anúncio pago, em principio deverá fazê-lo, mas o objectivo das empresas é que consigam tráfego qualificado e disposto a fazer a compra do que está a ser divulgado no seu site.

As reviews podem ser vistas de lado pelos webmasters, porque podem por em causa a credibilidade de um site, ao escreverem sobre algo de forma a ganharem dinheiro.

Se o seu site já tiver alguma autoridade não é difícil ser abordado por empresas a tentarem comprar-lhe reviews. Se está agora a começar a aprender como fazer um site é mais simples juntar-se a redes de reviews pagas para conseguir acesso a uma grande variedade de tópicos que pode colocar no seu site.

Os melhores sites cobram centenas de euros por uma review, enquanto sites de média dimensão se ficam pelas dezenas.

Há ainda a possibilidade do artigo ser escrito por si ou ser escrito pela empresa, sendo que neste último caso deverá sempre identificar que o artigo é pago e escrito pelo anunciante.

As redes de reviews pagas mais utilizadas são:

  • PayPerPost
  • Sponsored Reviews
  • ReviewMe
  • BlogVertise

Conteúdo Premium

Existem muitos sites que têm conteúdo gratuito para atrair potenciais clientes e depois cobram uma subscrição para quem deseja ter acesso a conteúdo especial e exclusivo.

Um dos casos de maior sucesso na Internet é o SEOMoz, um site dedicado a SEO (Optimização para motores de busca).

Eles têm conselhos gratuitos sobre o tema de SEO e depois cobram uma mensalidade a quem deseja ter acesso a conteúdo exclusivo a subscritores, com qualidade ainda superior, como tutoriais e ferramentas.

Fóruns privados

Um dos modelos mais simples de implementar, em termos técnicos, porque existem muitas ferramentas de fóruns que podem ser facilmente adaptadas para funcionarem só para utilizadores registados que pagaram uma mensalidade.

Pode ser um fórum completamente pago ou então um fórum aberto com certos tópicos mais exclusivos com uma subscrição.

Os valores podem chegar às centenas de euros mensais, por isso lançar um serviço deste com sucesso não é tarefa fácil. Precisa de se constituir como uma das principais autoridades no tópico escolhido e ainda tem de desenvolver conteúdo exclusivo de grande qualidade para compensar as subscrições.

Para se iniciar neste mundo, basta comprar um alojamento que permita criar contas de fóruns.

Mercados específicos

Criar um site para funcionar como um mercado normal dentro de um nicho pode ser bastante rentável se conseguir atrair suficiente tráfego qualificado e converter os visitantes em leitores frequentes.

O Sitepoint é um exemplo de um mercado on-line com bastante sucesso, onde pode comprar e vender tudo o que seja relacionado com conteúdos na Internet.

Os leilões também funcionam desta forma, juntando clientes e vendedores no mesmo site para começarem a fazer negócio.

Quando conseguir atingir um número elevado de utilizadores frequentes (dependendo do nicho) pode começar a cobrar comissões e taxas por cada negócio.

Um site deste tipo é mais complexo em termos técnicos e não existe nada que possa utilizar de raiz que seja suficientemente poderoso para incluir todas as funcionalidades que um verdadeiro mercado necessita.

Todos estes modelos para ganhar dinheiro com o seu site na Internet pressupõem um tráfego interessante, um nicho de mercado bem escolhido ou conteúdos excelentes.

Anúncios pop-up e pop-under

Os anúncios pop-up (janelas de publicidade que saltam para a frente do site) são das formas mais comuns de rentabilizar os sites, embora sejam das mais irritantes para que está simplesmente a tentar ler o conteúdo.

Podem funcionar bem porque saltam à vista do utilizador, mas conte com muitos visitantes a odiarem esse método e nunca mais regressarem.

Em sites para públicos mais jovens, como os relacionados com telemóveis, podem funcionar melhor do que para um público mais adulto, como um site de notícias.

Se o seu objectivo é angariar clientes regulares, não implemente este tipo de anúncios porque a sua taxa de sucesso será muito mais baixa.

Além disso, os principais browsers da Internet da actualidade já vêm equipados com bloqueadores de pop-ups, o que significa que muitos dos visitantes nunca chegarão a ver essa publicidade.

Anúncio áudio

O modelo deste tipo de anúncio é denominado por PPP (Pay Per Play) e tem um conceito de pagamento muito simples.

O objectivo é tocar um pequeno anuncio de áudio (não superior a 5 segundos) sempre que um utilizador entra no site, sendo que estes anúncios não podem ser parados pelos visitantes o que significa uma taxa de praticamente 100% de cobertura (excepto a pessoas que tenham as colunas desligadas ou o som do computador desligado).

Se os anúncios pop-up são intrusivos, estes anúncios de áudio conseguem ser ainda mais irritantes e com o problema de não poderem ser desligados enquanto a mensagem não terminar.

Pense duas vezes antes de o utilizar quando pretender converter tráfego orgânico em leitores regulares.

Se gostou deste artigo, também irá gostar de:

  1. Modelos de publicidade para ganhar dinheiro na internet
  2. Como Ganhar Dinheiro Com PPC
  3. Como Ganhar Dinheiro Com CPM