Já aqui falámos de como pode ganhar dinheiro na Internet depois de criar um site grátis num tópico que seja do seu agrado.

As formas mais utilizadas para se ganhar dinheiro utilizam as redes de PPC e as redes de CPM além da venda de publicidade directa, mas não são as únicas formas de rentabilizar o seu site ou blog (saiba como criar um blog).

Aqui ficam outras alternativas que podem funcionar bem em certos tipos de sites.

Links de texto patrocinados

Se trabalhar com o Google AdSense é preciso ter atenção porque existem várias empresas a quem o google penaliza se encontrar anúncios no seu site.

Este modelo de ganhar dinheiro funciona bem mas é algo intrusivo porque aparece uma janela em pop-up quando estamos a ler o artigo, o que pode não agradar a muitas pessoas.

A forma de funcionamento é através da criação de um link automaticamente em certas palavras-chave do site (também detectadas de forma automática) e quando os visitantes passam com o rato por cima dessas palavras especiais o anúncio é mostrado numa nova janela.

Pode vender este tipo de links directamente aos anunciantes ou utilizar redes especializadas em venda de links de texto para ter acesso imediato a centenas de anunciantes.

Existem umas dezenas de redes de anúncios in-link que trabalham maioritariamente em sites em inglês.

Reviews (Análises)

Com este modelo de pagamento tem de escrever um artigo sobre um produto ou serviço, artigo esse que será pago pelo anunciante.

O artigo poderá ou não estar identificado como sendo um anúncio pago, em principio deverá fazê-lo, mas o objectivo das empresas é que consigam tráfego qualificado e disposto a fazer a compra do que está a ser divulgado no seu site.

As reviews podem ser vistas de lado pelos webmasters, porque podem por em causa a credibilidade de um site, ao escreverem sobre algo de forma a ganharem dinheiro.

Se o seu site já tiver alguma autoridade não é difícil ser abordado por empresas a tentarem comprar-lhe reviews. Se está agora a começar a aprender como fazer um site é mais simples juntar-se a redes de reviews pagas para conseguir acesso a uma grande variedade de tópicos que pode colocar no seu site.

Os melhores sites cobram centenas de euros por uma review, enquanto sites de média dimensão se ficam pelas dezenas.

Há ainda a possibilidade do artigo ser escrito por si ou ser escrito pela empresa, sendo que neste último caso deverá sempre identificar que o artigo é pago e escrito pelo anunciante.

As redes de reviews pagas mais utilizadas são:

  • PayPerPost
  • Sponsored Reviews
  • ReviewMe
  • BlogVertise