2017/01/18

Desenvolvimento de Sites: Guia Simples

Se quer um guia simples para fazer o desenvolvimento de sites, aqui fica uma série de artigos que explicam, de forma clara e rápida, como criar sites para ter uma presença na internet.

Leia tudo com atenção para não cometer o erro de muita gente, que é meter mãos à obra sem estar minimamente preparado.

Registar o Domínio

Depois de ter o site construído, com o conteúdo e a estrutura definida, é preciso escolher um domínio e registar esse domínio numa empresa acreditada para o efeito.

Para saber mais, veja como registar domínios facilmente.

Escolher o Alojamento

O passo seguinte é a selecção da empresa que vai alojar os ficheiros do seu site. Existem vários planos disponíveis, mas para a maioria dos utilizadores basta um plano básico que permita instalar scripts, o que não custará mais do que umas dezenas de euros anualmente.

O alojamento é bastante económico actualmente e não há razão para criar um site e alojá-lo gratuitamente, já que os efeitos em termos de promoção do site são mais negativos.

Dependendo do tipo de site que está a desenvolver, depende o alojamento que necessita.

Para saber mais, veja como escolher o alojamento para o site.

Criar o Site

Depois de ter o domínio e o alojamento, é preciso desenhar o seu site e para isso poderá contar com as ferramentas que automatizam todo o processo.

O mais simples é criar sites gratuitos com uma plataforma para blogs, como é o caso do WordPress, que é o software mais utilizado na blogosfera.

Praticamente todas as empresas de alojamento oferecem scripts do WordPress, pelo que não terá qualquer dificuldade em instalar e começar a inserir o seu conteúdo.

Adicionar Scripts e Funcionalidades

Depois de ter o site construído pode começar a adicionar outras funcionalidades, como é o caso dos fóruns, do comércio electrónico, dos inquéritos ou de Plugins que criar outras funcionalidades para os seus visitantes.

É tudo o que precisa para concluir o desenvolvimento de sites, mas agora começa o processo de manutenção e promoção, que define o sucesso ou falhanço de um site.

Speak Your Mind

*