Se você está iniciando no assunto criação de sites, a hospedagem grátis é uma grande vantagem, pois vai poder fazer testes e aprender sem custos.

Caso esteja pensando em algo mais sério, poderá mexer com PHP e MySQL antes de pagar por uma hospedagem. Se pensa em apenas manter um site pessoal, hospedagem grátis realmente será a melhor opção.

Ela apresenta vantagens e desvantagens, vamos falar um pouco delas.

As vantagens são óbvias. Não é necessário pagar nada e pode começar imediatamente a criar conteúdo. Algumas desvantagens existem também, como o domínio, confiabilidade e problemas técnicos.

No caso do primeiro, o domínio do site virá acompanhado do nome da empresa de hospedagem grátis, o que o torna um tanto quanto estranho, principalmente se você desejar criar uma imagem e marca a longo prazo.

No segundo, se seu site é de algo sério, como uma firma, não é interessante ele ser hospedado em serviços grátis, pois pode ser visto com maus olhares, expondo um fragilidade e pouco cuidado da empresa.

Sempre que queira rentabilizar o seu site, é sempre preferível comprar hospedagem e domínio, do que escolher uma hospedagem completamente gratuita. Terá muito mais garantias.

Por último, você enfrentará limitações técnicas, como pequeno limite de tráfego e publicidade obrigatória em seu site.

Algumas sugestões de sites de hospedagem grátis:

  • http://www.criandosite.com.br/
  • http://www.freesites.com.br/
  • http://www.v10.com.br/

A hospedagem grátis é uma excelente solução para quem quer começar na internet, mas não é a melhor solução para o longo prazo.