2016/12/06

Escolher as Palavras-Chave Certas Para o Seu Site

Um dos aspectos mais importantes na optimização para motores de busca é a escolha das palavras-chave que deseja optimizar. O tipo de visitantes que procuram produtos ou serviços que você oferece, fazem uma pesquisa nos motores de busca onde utilizam determinadas palavras importantes para o seu nicho de mercado. Por exemplo, se tiver um site de comércio electrónico de bicicletas, os seus visitantes chegarão ao seu site através de palavras-chave do tipo:

  • Comprar bicicletas
  • Escolher marcas de bicicletas
  • Bicicletas Mérida

É importante saber quais são as palavras-chave mais procuradas pelos seus visitantes alvo.

Elementos Importantes ao Escolher Palavras-Chave

O mais importante no processo de escolha das palavras-chave é a conjugação da relevância com o tema do seu site. Utilizando o exemplo anterior, não faz sentido gastar dinheiro para aparecer bem posicionado para as pesquisas da palavra “bicicleta”. Apesar de ser relacionado com o seu site, é um termo demasiado genérico para ser optimizado com sucesso. Tem muita competição e o facto de alguém procurar por “bicicletas” não lhe diz o que o visitante procura. Pode querer ver apenas fotos de bicicletas, vídeos de bicicletas, passeios de bicicletas, etc. Agora, se você tem uma loja física em Lisboa, faz todo o sentido querer ser o primeiro quando alguém procurar por “comprar bicicletas em Lisboa”. Este é visitante altamente qualificado e está certamente à procura de uma loja em Lisboa onde possa comprar uma bicicleta. Além da relevância da pesquisa, a concorrência para estas palavras-chave é muito inferior. Não será muito difícil alcançar as primeiras três posições rapidamente.

Existem mercados mais competitivos do que outros, mas o processo de selecção das palavras-chave importantes passa por definir exactamente as pesquisas mais relevantes para o seu site.

Alguns dos factores que influenciam a sua posição nos motores de busca incluem:

  • Pagerank da página (algoritmo de medição do Google).
  • A idade do seu site (quanto mais antigo, melhor).
  • A quantidade de páginas do site indexadas.
  • A quantidade de links que o seu site recebe.

Com este artigo, fica com uma ideia básica da importância que as palavras-chave certas têm para o seu site e para o seu negócio.

Speak Your Mind

*