2017/01/19

Escolher o Nicho de Mercado e as Palavras-Chave

O Web CEO, que é gratuito, pode ajudar-nos a pesquisar o nicho de mercado e escolher as palavras-chave importantes. A pesquisa do nicho de mercado é o primeiro passo para o sucesso de um site.

Quando alguém utiliza um motor de busca, como o Google, introduz um texto para fazer a pesquisa. A esse texto chamamos palavras-chave.

Vamos ver como pode utilizar o Web CEO para o ajudar a explorar um nicho de mercado, neste caso, seguros automóveis.

Explorar Um Nicho de Mercado

Basta ir a:

  • Find your niche
  • Explore niche

Vamos colocar a frase “seguro automóvel” e procurar palavras-chave relacionadas.

O Web CEO vai devolver centenas de possibilidades relacionadas com este nicho de mercado, tais como:

  • Seguradoras
  • Seguros auto
  • Carta verde
  • Mediador de seguros
  • Seguro contra terceiros

Este software ajuda-nos a tirar novas ideias para novas páginas no nosso site. Para cada palavra-chave que considere importante, pode aprofundar no ecrã seguinte: Get Suggestions.

Estatísticas de Palavras-Chave

Fazendo uma rápida pesquisa no Google Keyword Tool, temos estas estatísticas:

  • Seguro automóvel – 14.800 pesquisas mensais
  • Seguro do carro – 5.400 pesquisas mensais

Esta informação diz-nos que a primeira frase tem muito mais pesquisas do que a segunda. Em princípio faz mais sentido optimizar o seu site para estar bem posicionado na pesquisa por “seguro automóvel”. No entanto, antes de se lançar nessa optimização é importante saber quem são os seus concorrentes.

Se utilizar o Web CEO, basta ir a “Get Suggestions” e colocar as palavras-chave que pretende analisar. Irá obter a quantidade de pesquisas e a concorrência estimada para cada uma das palavras-chave. O KEI diz-lhe quais são as palavras-chave com menor concorrência de sites.

  • Se tiver um KEI inferior a 0.001 é uma má palavra-chave.
  • Se tiver um KEI superior a 0.001 é uma boa palavra-chave.
  • Se tiver um KEI superior a 0.010 é uma excelente palavra-chave.

O passo seguinte é ver a concorrência para cada uma das palavras-chave seleccionadas. Se utilizar o Web CEO, basta ir a “View Competition”.

Ver a Concorrência

Neste ecrã, podemos ver a pesquisa de cada uma das palavras-chave no motor de busca que quisermos. O Web CEO permite vermos os resultados em motores regionais, como o Google.pt ou o Google.com.br. Esta informação é muito valiosa porque os motores de busca regionais apresentam resultados diferentes do motor de busca internacional.

O Web CEO vai mostrar o PageRank de cada um dos sites desta listagem. O PageRank é um algoritmo criado pelo Google para atribuir a importância de determinada página. Pode ir de 0 até 10. Quanto maior for o PageRank, mais importante é a página.

Se a maior parte dos sites que aparecem nas pesquisas tiverem PageRank abaixo de 3, não será muito difícil colocar o seu site na primeira página.

No exemplo “seguro automóvel” podemos ver que o primeiro site tem um PageRank de 2 e existem vários PageRank de 0 na primeira página. No entanto, também existem vários PageRank elevados.

Isto significa que esta palavra-chave não é das mais fáceis de conquistar. No entanto, também não é uma das palavras-chave mais interessantes para gastar os seus esforços de optimização, porque é demasiado genérica.

Alguém que procura apenas por “seguro automóvel” não é claro no que pretende. Alguns exemplos que incluem esta palavra-chave são:

  • Como funciona o seguro automóvel
  • Reclamar o seguro automóvel
  • Seguro automóvel no estrangeiro

Se o nosso objectivo for o de vender seguros automóveis, seria mais interessante optimizar o site para:

  • O melhor seguro automóvel
  • Comprar seguro automóvel
  • Escolher seguro automóvel
  • Seguro automóvel online

Estas palavras-chave demonstram uma intenção de escolher e comprar um seguro automóvel. Além disso, a concorrência para palavras-chave com mais palavras tem normalmente menos concorrência do que as palavras-chave com apenas uma ou duas palavras.

Analisar a Concorrência Detalhadamente

Se pretendermos analisar aprofundadamente a concorrência, o Web CEO tem ainda mais uma funcionalidade, mas esta já só está disponível nas versões Premium do software.

Se procura competir em muitas palavras-chave e tem muita concorrência, a versão Premium do Web CEO irá ser bastante útil.

Se competir em poucas palavras-chave, a versão gratuita é suficiente.

Pontos Importantes a Lembrar

O primeiro factor de sucesso num site é a escolha do nicho de mercado e das palavras-chave associadas.

Comece por procurar as palavras mais genéricas e vá aprofundando até encontrar palavras-chave mais específicas, com menor concorrência.

Os nomes de produtos e marcas são os mais específicos e atractivos para chamar compradores. Se alguém procurar por “Seguros Logo”, sabe exactamente aquilo que pretende. É mais fácil vender-lhe um seguro desta companhia.

Cada página do site deverá estar optimizada para uma palavra-chave principal e duas ou três variações.

Se quer saber como funciona exactamente o Web CEO, veja aqui um vídeo que explica como fazer tudo facilmente.

Speak Your Mind

*