Actualmente é possível fazer um site de graça simples e rapidamente, sejam sites pessoais ou empresarias. Qualquer pessoa consegue criar um site gratuito para tudo o que possa imaginar.

Existem alternativas que requerem o alojamento profissional e que têm mais vantagens para o futuro, mas é também possível criar um site totalmente grátis.

A primeira coisa a fazer é determinar exactamente o tipo de site que pretende, porque vai influenciar tarde a estratégia de rentabilização e promoção do site. Se não definir logo à partida os objectivos, será mais complicado seguir no caminho certo.

Fazer Um Site de Graça Com Domínio Existente

É possível fazer sites de graça sem ter um domínio próprio, como é o caso dos sites criados no Blogger, que têm um subdomínio do tipo nomedosite.blogspot.com. Estes tipos de sites estão em alojamentos gratuitos, mas têm várias desvantagens como a pouca flexibilidade para implementar funcionalidades mais avançadas para o seu site.

Por exemplo, um fórum ou site de comércio electrónico, não devem ser instalados nestes alojamentos, porque vão influenciar negativamente o desenvolvimento.

Escolher o Alojamento Para o Site

Crie um site em alojamentos de graça se não pensa em ganhar dinheiro online, porque se o objectivo for o de ganhar dinheiro extra com os seus projectos, então ficará melhor com um site de alojamento profissional, com domínio próprio e instalação única.

É muito simples e económico ter um site para partilhar os seus gostos musicais, para a sua empresa, para o seu hobby, etc. As empresas de alojamento web têm scripts que permitem criar sites profissionais e muito simples, de forma gratuita.

Já não é necessário ser um profissional de informática para criar um site de grande qualidade estética e funcional.

Como Instalar o Software de Graça

Depois de escolher a empresa de alojamento, é preciso instalar o software. No caso das empresas de alojamento gratuito, já está tudo instalado e só precisa de configurar o que pretende. Não pode adicionar novas funcionalidades, porque essa é uma das limitações destes alojamentos gratuitos.

No caso de comprar um alojamento profissional, existem várias formas de criar um site. Pode querer um fórum, um blog, comércio electrónico, Messenger, etc.

Tudo isto é possível de instalar com apenas alguns passos e sem ter praticamente conhecimentos de programação informática.

Se quer saber como fazer um site de graça, gratuito ou não, veja o artigo como criar um site facilmente.