Fazer sites e aprender como construir o seu império, ganhando dinheiro todos os meses, só depende de si e mais ninguém. Por isso aqui fica uma série de artigos que explica, passo a passo, como ter sucesso neste empreendimento pelo mundo da internet.

Ganhar Dinheiro Na Internet

A maior parte das questões que recebemos é sobre a forma de ganhar dinheiro na internet. Normalmente, pretende-se saber como ganhar dinheiro sem ter trabalho, ficando rico da noite para o dia. Isso infelizmente só acontece em sonhos…

Existem milhões de sites na internet, mas a percentagem dos que ganham dinheiro é bastante pequena. Claro que nem todos os que criam um site, o fazem para ter rendimentos.

Existem também muitos sites que explicam como ganhar dinheiro na internet, com milhares de artigos espalhados por toda a blogosfera.

Fazer sites é como construir uma parede, tem de ser feito de forma lenta, por vezes aborrecida, mas consistente. Pouco a pouco terá centenas de tijolos, milhares de tijolos, até ao ponto em que tem uma casa feita. Depois poderá viver dentro dessa casa para sempre, porque as paredes não caem.

Fazer um site implica criar centenas, ou milhares de artigos de qualidade, trabalhar na sua divulgação e colocá-los a dar rendimento. O rendimento que consegue em cada página criada pode ser miseravelmente baixo, no entanto o factor quantidade falará mais alto ao fim de alguns meses.

Escrever Artigos Sobre o Que Sabe

A maioria das pessoas que quer ganhar dinheiro na internet, já tem um blog ou um site que gostaria agora de rentabilizar. Escrever sobre aquilo que sabe é um dos truques para conseguir criar conteúdo regularmente para atrair visitantes.

Se não entende nada de pranchas de surf, não faça um blog sobre isso só porque podia dar dinheiro. Os visitantes irão notar que não compreende o suficiente sobre o assunto e deixarão o site.

Além disso, escrever sobre o que sabe é a única forma de conseguir garantir muitos artigos, com boa qualidade. Se nunca fez um site ou um blog, experimente durante alguns meses para conhecer a sensação de ter de criar conteúdos regularmente, interagir com os leitores, etc.

Se fizer isso, irá reparar que não consegue criar conteúdo regularmente sobre um tema que não conheça ou tenha alguma afinidade para aprender. Por outro lado, se criar conteúdo interessante sobre tópicos que conhece bem, irá atrair leitores que não estão ao seu nível e desejam aprender mais. Irão vê-lo como uma autoridade no assunto. A partir daí poderá começar a vender produtos interessantes para esse mercado.

Se for uma autoridade no nicho de mercado que actua, estará a criar uma marca na blogosfera. Existem autênticas super estrelas na internet, dentro dos respectivos nichos de mercado. Exemplos de autoridades no nicho de mercado de ganhar dinheiro são:

  • John Chow,
  • Darren Rowse
  • Joe Shoemaker

Portanto a lição que fica é que deve escrever sobre o que sabe para ter sucesso. Faça uma lista de todas as coisas que gosta e que tem conhecimento acima da média, que possa explicar a um público, e pode fazer sites com esse conteúdo.

A internet tem tanta informação, que parece ilimitada, por isso é difícil atrair leitores para o seu site. Quem frequenta a internet sabe que basta fazer uma pesquisa no motor de busca para encontrar a informação que deseja. Por isso não são fiéis a sites e autores de blogs.

Dar Mais Do Que Precisam

O truque para conseguir atrair um visitante e transformá-lo num leitor, é dar-lhe mais do que ele procurava. Assim, ele saberá que o seu site é um recurso importante para aquele assunto e talvez subscreva os seus feeds ou grave o endereço nos favoritos do browser.

Se quer fazer um blog sobre pranchas de surf, coloque vídeos sobre surf, aulas grátis on-line, venda produtos relacionados com surf. Precisa de dar o máximo de recursos ao visitante para que ele fique impressionado com a qualidade do seu site.

Basta usar o YouTube para pesquisar vídeos sobre o assunto que tem no seu site. Dificilmente deixará de encontrar algo de relevante. Utilize também a wikipedia para ir buscar informação importante. Procure imagens gratuitas no flickr e disponibilize-as.

A internet tem o conteúdo espalhado por várias fontes, por isso pode fazer a pesquisa dessas fontes, retirar o conteúdo e partilhá-lo de forma a tornar a informação simples para os visitantes.

Pode até fazer links para sites relevantes dentro do nicho de mercado que actua. Os seus leitores irão reconhecê-lo como um autor que pesquisa e aponta a informação interessante na internet. No fundo, está a levar o trabalho dos motores de busca a um nível muito mais avançado do que estes conseguem fazer (por enquanto).

Uma Árvore Na Floresta

As florestas são feitas de milhares de árvores, cada uma delas é um pequeno elemento no meio da floresta. No entanto, a árvore vai crescendo com o tempo e fazendo cada vez mais sombra, dando cada vez mais fruto, tendo cada vez mais cortiça, ficando cada vez maior.

Uma das grandes vantagens dos blogs e dos sites em geral é o facto de cada artigo criado funcionar como uma árvore plantada. Começa por ser uma coisa muito pequenina, quase inexistente, depois é indexada pelos motores de busca e começa a galopar nos rankings até conseguir as primeiras posições.

Se planeou bem o post, conseguirá rentabilizá-lo durante vários meses ou anos. Aqui ficam algumas técnicas de rentabilização dos conteúdos

Google AdSense

A forma mais simples de ganhar dinheiro porque basta colocar o código do google e esperar que este mostre anúncios relevantes para os seus leitores. Cada clique vale alguns cêntimos, mas milhares de cliques valem algum dinheiro.

Apesar de ser a forma mais simples de ganhar dinheiro, não significa que seja a fórmula onde ganha mais. Existem várias formas de rentabilização de um blog.

Vender Produtos

Pode vender produtos directamente, com um site de comércio electrónico, ou vender produtos de outros sites, como o eBay e a Amazon. Pode ganhar muito dinheiro com um site de muito tráfego.

Programas De Afiliados

Uma das melhores formas de ganhar dinheiro, com comissões por vendas, cliques, registos, etc.

São cada vez mais populares as empresas que têm programas de afiliados para promoverem os seus produtos. Procure na internet e encontrará várias.

Cada artigo está a dar-lhe dinheiro, por isso imagine o que acontecerá quando tiver centenas de artigos on-line.

Conforme vai trabalhando neste negócio on-line, vai aprendendo cada vez mais e fazendo experiências interessantes.

Artigos em Quantidade

Se conseguir fazer alguns artigos por semana, durante várias semanas, durante vários meses, conseguirá de certeza ganhar dinheiro na internet. Não chega para ser milionário, talvez nem sequer para viver apenas do seu trabalho on-line, mas poderá ter rendimentos complementares ao seu emprego diário.

Se quiser ganhar muito dinheiro e chegar ao ponto em que não precisa de trabalhar para os outros, precisa de aperfeiçoar a maioria das técnicas que utiliza para promover os seus projectos.

Aprenda Durante o Caminho

Ninguém nasce ensinado, por isso é importante ir aprendendo com todas as experiências de colocar um blog on-line.

Bastaria que fizesse o indicado no ponto anterior para ganhar dinheiro, mas não deverá ficar-se apenas por aí. Aprenda todas as técnicas que puder e coloque-as em prática assim que possível. Tente sempre melhorar a performance dos seus sites.

Nada cai do céu, mas a diferença entre projectos com sucesso e projectos falhados, é muitas vezes a capacidade de continuar apesar das dificuldades, de melhorar continuamente e, principalmente, aprender com os erros cometidos para que estes não voltem a acontecer. São muitas as pessoas que vão desistir antes de começarem a ganhar algum dinheiro, são a maioria. Mas se quiser não precisa fazer parte desse grupo.

Aprender a fazer sites como os profissionais é trabalhoso, difícil, mas poderá alcançar patamares que nunca imaginou serem possíveis.

Palavras-Chave Dentro Do Seu Tópico

Se leu esta série de artigos, já sabe que escrever sobre um assunto que gosta e tem mais conhecimento que a média dos seus visitantes é boa política. Além disso, conseguirá mais facilmente procurar palavras-chave sobre esse tema.

Para fazer a pesquisa das palavras-chave quentes, precisa de estar familiarizado com o tema.

Por exemplo, se fizer um site sobre surf e for adepto deste desporto, muito provavelmente conhece as marcas de equipamentos, as marcas de pranchas, os nomes dos melhores do mundo e outras informações que são pesquisadas pelos visitantes que se interessam por surf. Todos estes nomes são palavras-chave possíveis e algumas interessantes para o seu objectivo.

Por outro lado, se quiser falar sobre a melhor forma de construir uma piscina, provavelmente terá de investigar para poder ter conteúdos interessantes.

Por isso, o conselho é que escreva sempre sobre aquilo que sabe, porque é mais fácil criar muitos artigos de qualidade e é mais fácil ganhar dinheiro com isso.

As Razões Para Pesquisar Palavras-Chave

As principais razões para pesquisar as palavras-chave que melhor se adaptam ao seu projecto, são:

  • Quais são as melhores palavras-chave dentro do nicho?
  • Qual é a quantidade de tráfego que podem trazer para o site?
  • Qual é o nível de competição existente nestas palavras-chave?

As respostas a estas questões serão provavelmente a parte mais importante de construir um negócio on-line de sucesso. É uma das principais diferenças entre ganhar muito dinheiro na internet ou continuar a tentar sem sucesso.

O problema das pesquisas de mercado não é exclusivo aos negócios on-line, é também motivo para a falência de muitos negócios tradicionais no seu barro. A internet facilita bastante este processo de pesquisa porque nos diz, de forma aproximada, quantas pessoas pesquisam sobre determinado assunto.

Ferramentas Para Pesquisar Palavras-Chave

Existem dezenas de ferramentas que permitem calcular o valor de uma palavra-chave, dando informações importantes, como:

  • Número de pesquisas mensais
  • Concorrência
  • Valor pago por clique pelo google
  • Sugestões de outras palavras-chave

Em poucos minutos tem acesso a centenas de palavras-chave, com indicadores de qualidade relativamente ao potencial de cada uma delas.

A possibilidade que estas ferramentas proporcionam, permite-lhe criar milhares de artigos de blog em nichos de mercado que domina, em palavras-chave de grande valor.

Temas Que Não Sabia Que Conhecia

Esta série de artigos tem mostrado que deve falar daquilo que sabe e daquilo que gosta, mas agora ficará a saber que existem oportunidades para ganhar dinheiro atrás de cada porta.

Como quase todas as pessoas no mundo, vive numa comunidade local que pode ser uma aldeia, cidade, estado ou município. Se abrir o google keyword tool irá ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que pesquisam coisas relacionadas com a sua cidade.

As pesquisas pode ser sobre:

  • Viagens
  • Alojamento
  • Aluguer de veículos
  • Restaurantes
  • Locais de compras
  • Salas de espectáculos
  • Escolas
  • Emprego
  • Feiras

Tudo o que possa existir na sua zona de residência, pode ser pesquisado no google. As pessoas deixaram de utilizar a lista telefónica para saber o telefone do restaurante ao fundo da rua, começaram a usar o google para encontrar o número de contacto, a ementa, a localização exacta para enviar aos amigos, etc.

O grande potencial das pesquisas de coisas na sua cidade é que os resultados devolvidos costumam ser bastante fracos, excepto se viver numa grande cidade. Com algumas técnicas de SEO aprendidas aqui, poderá dominar com relativa facilidade os rankings dos motores de busca.

Exemplos De Pesquisas Locais

Aqui ficam alguns exemplos de pesquisas locais, se por exemplo viver em Évora:

  • Qual a melhor marisqueira de Évora?
  • Alugar carros em Évora?
  • Alojamento Évora?
  • Locais de espectáculo de Évora?
  • Venda de bilhetes em Évora?
  • Loja de fotografia em Évora?

São centenas os pontos de interesse no local em que mora, por isso não lhe faltarão motivos para escrever. Em vez de pensar em assuntos muito competitivos a nível global, foque-se em temas regionais. Em vez de fazer um site grande, faça vinte pequenos.

Como vê, é possível criar sites sobre tudo o que está à sua volta e ganhar dinheiro com isso. Para saber mais, saiba porque deve diversificar o número de sites.

Conheça as principais vantagens sobre a criação de múltiplos sites.

Diversificar os Rendimentos

Como em praticamente todos os negócios financeiros, não coloque todos os ovos no mesmo cesto. O mesmo é dizer que é melhor ter 10 sites com 1000 visitantes cada, do que 1 site com 10000 visitantes.

A probabilidade de um site específico ter de fechar ou ser batido pela concorrência, é muito superior à probabilidade de ter problemas em todos os 10 sites.

Há um trabalho superior de divulgação inicial, com a submissão a vários motores de busca, mas a garantia que lhe trazem, vale bem a pena. Além disso, a longo prazo o trabalho que (não) dão, compensa.

Relevância e Autoridade

Com um site altamente focalizado num tema, conseguirá maiores ganhos por clique, uma vez que o tráfego é muito qualificado.

Como a concorrência directa é muito baixa, conseguirá atingir as primeiras posições em muito pouco tempo e poderá facilmente ser considerado autoridade nesse nicho.

Se fizer um site sobre os melhores cabeleireiros em Beja, é muito mais será eficaz para contratar publicidade directa, porque poderá fazer uma campanha de panfletos para todos os negócios neste ramo. Se tiver um site demasiado generalista, é muito menos provável que consiga atrair anunciantes directamente.

Actualização e Manutenção

Depois de passar a fade de divulgação inicial, que é mais trabalhosa para vários sites do que apenas para um, a manutenção destes mini sites é muito simples.

O conteúdo não deverá mudar constantemente, uma vez que é sobre um nicho muito pequeno. Além disso, basta criar algumas páginas (10, 20, 30 páginas no máximo) porque a concorrência é pequena.

Conheça outros benefícios de fazer mini sites, em vez de sites generalistas.

Não Precisa De Muito Marketing

Depois da submissão inicial nos motores de busca, será simples atingir as primeiras posições, porque não há muitas pessoas a competirem.

Com poucos backlinks, conseguirá atingir o estrelato dentro do seu nicho.

Pouca Competição

Todas as vantagens mencionadas anteriormente se devem ao facto de não existir muita concorrência dentro de nichos de mercado muito pequenos.

A internet é demasiado grande e concorrida para conseguir ter sucesso. Terá de trabalhar muito para se conseguir destacar no meio dos milhões de blogues sobre temas concorridos. No entanto, se reduzir o seu raio de actividade a uma zona pequena, a probabilidade de sucesso será muito maior.

Criação De Conteúdo Original

Em vez de tentar aprender os truques e as dicas para ultrapassar o sistema de rankings dos motores de busca, para poder ultrapassar sites que já estão no mercado há vários anos, com estes sites pequenos conseguirá criar conteúdo de qualidade e autoritário, porque não há nada que o google goste mais do que conteúdo original.

Com estes mini sites, não precisa de se preocupar em aprender todas as manhas, correndo o risco de ser considerado um spammer e ser banido do google. Só precisa de se focar em escrever conteúdo útil para as pessoas que procuram algo na sua zona e verá que conseguirá ter sucesso na internet.

Procure conteúdo na sua zona de residência. O que não existir e for útil, crie. O que existir e poder ser melhorado, melhore. Será premiado pelos motores de busca e verá que o custo de cada clique é muito maior do que em sites generalistas.

Se conseguir encontrar estas oportunidades de negócio, não precisa de ser um web designer, um programador informático, um génio de SEO. Basta utilizar uma plataforma de blog simples, como o WordPress ou Blogger, e começar a trabalhar.

Faça mini sites e comece a ganhar dinheiro com aquilo que já conhece.

Técnicas Para Dominar os SERP

Encontrou uma palavra-chave com pesquisas suficientes para poder gerar tráfego interessante para o seu site. O que fazer agora?

Depois de escolher a palavra-chave principal, deve começar a fazer posts sobre esse tema. Deverá ter dezenas de posts, com título, URL, descrições e conteúdos relacionados com a palavra-chave escolhida. Deverá ir adicionado posts até conseguir chegar às primeiras posições dos motores de busca.

Para palavras-chave de nicho, bastarão alguns posts. Para palavras-chave mais competitivas, precisará de centenas de posts. Para palavras-chave extremamente competitivas, esqueça…

Conforme vai trabalhando em posts para a palavra-chave principal, comece a pensar em palavras-chave adicionais e comece a desenvolver essa lista. É melhor ter um site com bom posicionamento em várias palavras-chave do que apenas uma ou duas. É a regra de não colocar todos os ovos no mesmo saco. Se o motor de busca o remover de uma das listagens, o seu site não será tão afectado.

Funciona da mesma forma que ter vários sites em temas diferentes. Ao longo do tempo irá conseguir milhares de visitas em centenas de variações das palavras-chave escolhidas. Uma das coisas mais interessantes na vida dos bloggers é descobrir, analisando as estatísticas, que está bem posicionado no SERP numa palavra-chave que não estava à espera.

Mais Alguns Passos Para Bons Rankings

Aqui ficam alguns passos importantes para conseguir ganhar terreno na palavra-chave que escolheu.

  • Escreva um post com a palavra-chave no título.
  • Coloque a palavra-chave no primeiro parágrafo, a negrito, descrevendo o que vai falar no post. Servirá para o motor de busca e para incentivar os leitores a continuarem a ler.
  • Escreva um artigo diariamente durante algumas semanas, com a mesma estratégia no título e na descrição. Não utilize exactamente o mesmo título e a mesma descrição.
  • Crie uma categoria e uma tag no seu blog com a palavra-chave. Adicione cada um dos posts a estas páginas especiais para conseguir bons posicionamentos.
  • No final de cada artigo, coloque artigos relacionados dentro do mesmo tema. Se utilizar o WordPress pode aproveitar um plugin.
  • Procure posts dentro do seu site, nos quais possa adicionar um link para este post, com o texto certo no achor text. Isto irá criar links internos e é muito importante.
  • Procure blogs dentro do mesmo tema e faça alguns comentários inteligentes para que não sejam apagados pelo administrador. Pode colocar as palavras-chave no nome do autor do comentário, mas o mais provável é ser eliminado imediatamente.
  • Procure fóruns e outros sites sociais que permitam deixar comentários. Em todos os que for possível, coloque um link com as palavras-chave.
  • Submeta todos os artigos a redes sociais. Quanto mais melhor. Gasta-se bastante tempo, mas não é tempo perdido porque são mais links para o site.
  • Durante os meses seguintes, deverá continuar a fazer posts relacionados com as palavras-chave, mas com uma frequência muito menor. Poderá ser uma vez por semana durante os primeiros três meses, depois apenas uma ou duas vezes por mês, durante um ano.

São técnicas muito simples de SEO, que permitem divulgar os seus artigos à comunidade. Se conseguir criar conteúdo de qualidade, irá ganhar tráfego e alguns leitores assíduos.

Cada uma destas técnicas não vale de muito sozinha, é a combinação de todas que o fará dominar os SERP para as palavras-chave escolhidas. Depois é uma questão de tempo, conforme a concorrência que tem.

Sem Artigos Relacionados.