Para fazer sites importantes, com informação útil, é preciso ter conteúdo com relevância para o nicho de mercado onde vai actuar. Veja como.

Este artigo faz parte de uma série sobre fazer site e aprender como ganhar dinheiro. No artigo anterior aprendeu como fazer posts sobre o que sabe.

A internet tem tanta informação, que parece ilimitada, por isso é difícil atrair leitores para o seu site. Quem frequenta a internet sabe que basta fazer uma pesquisa no motor de busca para encontrar a informação que deseja. Por isso não são fiéis a sites e autores de blogs.

Dar Mais Do Que Precisam

O truque para conseguir atrair um visitante e transformá-lo num leitor, é dar-lhe mais do que ele procurava. Assim, ele saberá que o seu site é um recurso importante para aquele assunto e talvez subscreva os seus feeds ou grave o endereço nos favoritos do browser.

Se quer fazer um blog sobre pranchas de surf, coloque vídeos sobre surf, aulas grátis on-line, venda produtos relacionados com surf. Precisa de dar o máximo de recursos ao visitante para que ele fique impressionado com a qualidade do seu site.

Basta usar o YouTube para pesquisar vídeos sobre o assunto que tem no seu site. Dificilmente deixará de encontrar algo de relevante. Utilize também a wikipedia para ir buscar informação importante. Procure imagens gratuitas no flickr e disponibilize-as.

A internet tem o conteúdo espalhado por várias fontes, por isso pode fazer a pesquisa dessas fontes, retirar o conteúdo e partilhá-lo de forma a tornar a informação simples para os visitantes.

Pode até fazer links para sites relevantes dentro do nicho de mercado que actua. Os seus leitores irão reconhecê-lo como um autor que pesquisa e aponta a informação interessante na internet. No fundo, está a levar o trabalho dos motores de busca a um nível muito mais avançado do que estes conseguem fazer (por enquanto).

O passo seguinte é saber como rentabilizar cada um dos artigos que cria.