Fazer vários sites pequenos e altamente focados num assunto pode ser bastante melhor do que fazer um site grande sobre vários assuntos. Aqui ficam algumas razões para isso.

Este artigo faz parte de uma série sobre fazer site e aprender como ganhar dinheiro. No artigo anterior aprendeu a importância de escrever sobre o que conhece.

Conheça as principais vantagens sobre a criação de múltiplos sites.

Diversificar os Rendimentos

Como em praticamente todos os negócios financeiros, não coloque todos os ovos no mesmo cesto. O mesmo é dizer que é melhor ter 10 sites com 1000 visitantes cada, do que 1 site com 10000 visitantes.

A probabilidade de um site específico ter de fechar ou ser batido pela concorrência, é muito superior à probabilidade de ter problemas em todos os 10 sites.

Há um trabalho superior de divulgação inicial, com a submissão a vários motores de busca, mas a garantia que lhe trazem, vale bem a pena. Além disso, a longo prazo o trabalho que (não) dão, compensa.

Relevância e Autoridade

Com um site altamente focalizado num tema, conseguirá maiores ganhos por clique, uma vez que o tráfego é muito qualificado.

Como a concorrência directa é muito baixa, conseguirá atingir as primeiras posições em muito pouco tempo e poderá facilmente ser considerado autoridade nesse nicho.

Se fizer um site sobre os melhores cabeleireiros em Beja, É muito mais será eficaz para contratar publicidade directa, porque poderá fazer uma campanha de panfletos para todos os negócios neste ramo. Se tiver um site demasiado generalista, é muito menos provável que consiga atrair anunciantes directamente.

Actualização e Manutenção

Depois de passar a fade de divulgação inicial, que é mais trabalhosa para vários sites do que apenas para um, a manutenção destes mini sites é muito simples.

O conteúdo não deverá mudar constantemente, uma vez que é sobre um nicho muito pequeno. Além disso, basta criar algumas páginas (10, 20, 30 páginas no máximo) porque a concorrência é pequena.

Conheça outros benefícios de fazer mini sites, em vez de sites generalistas.