Encontrar ideias para novos artigos é muitas vezes o mais complicado, principalmente quando o blog já tem alguns meses. É por isso que grande parte dos blogs desaparece ao fim de algum tempo.
Ao fim de algum tempo as ideias começam a acabar e cada post demora mais tempo a ser criado, principalmente em sites dedicados a nichos pequenos. Nesta altura é importante gerar novas ideias, para expandir o tema para outros tópicos. O storyboard é muito útil para isso.
Equipamento necessário para o storyboard
Para poder avançar com uma storyboard necessita apenas de:
- Uma cartolina ou qualquer outra superfície que possa ficar desarrumada durante uns tempos.
- Papel autocolante para colar à superfície (como os Post-its).
- Uma caneta ou lápis escuros.
Como fazer o storyboard
Todo o processo ocorre longe do computador, apesar de ser em busca de conteúdo para colocar no blog.
Aqui ficam os passos necessários para encontrar bom conteúdo:
- Escrever nos papéis tudo o que lhe vier à cabeça: ideias, notas, temas, etc.
- Cada ideia nova apenas num papel.
- Consoante vá tendo as ideias, vá colando na cartolina. Não precisa de ter nenhuma arrumação especial, vá apenas colando.
- Depois de terminar com as ideias, está na hora de começar a organização. Pode ser por temas, categorias, acções, parentesco, etc.
- Para criar um blog podem ser os temas e sub temas que vão aparecendo, organizados hierarquicamente. Mais tarde poderão aparecer assim no menu.
- Num storyboard é preciso dar tempo para que as ideias amadureçam, por isso é importante afastar-se durante umas horas ou um dia.
- Quando voltar ao quadro deverá ter novas ideias e uma estrutura mais cimentada no seu cérebro.
- Pode repetir o processo desde início para as novas ideias até deixar de ter novas ideias. Depois está na altura de criar o conteúdo.
O storyboard permite esquematizar as ideias e gerar novos temas para que depois possamos dedicar-nos aos conteúdos de qualidade. Outra forma de gerarmos ideias é através do brainstorming.
RSS feed para comentários a este post · TrackBack URI
Deixe um comentário