O marketing de afiliados é um dos mais populares na Internet e funciona à base de comissões que os afiliados (quem cria o site) recebem por cada venda de um produto ou serviço de uma empresa.

Existem muitas variações de afiliados, mas as mais utilizadas são:

CPA - Cost Per Action

É pago um valor por uma determinada acção do visitante do seu site, normalmente a compra de um produto ou serviço. É bastante simples, se ganhar 10% por cada venda de um produto que custa 50€, ganhará 5€ em cada venda. Funciona como no mercado tradicional.

CPL - Cost Per Lead

Uma lead é um potencial cliente de uma empresa, por isso existem programas de afiliados que pagam por cada potencial cliente que os nossos sites lhe enviarem, mesmo que não façam qualquer compra. Este modelo é mais fácil para ganhar dinheiro mas o valor por cada registo é bastante inferior ao preço pago por uma comissão de venda em CPA.

Este modelo está bastante divulgado e existem muitas empresas a criarem os seus próprios programas de afiliados, por isso basta pesquisar num motor de busca e encontrará vários sites dispostos a pagarem-lhe comissões.

Se não quiser procurar, existem dezenas de empresas a nível mundial que têm um mercado de afiliados, muitas delas trabalham em sites de língua portuguesa.

O registo é sempre gratuito mas o seu site terá de ser aprovado por eles.

As mais populares no mundo:

  • Commission Junction
  • Tradedoubler
  • ClickBack
  • Azoogle Ads
  • Link Share
  • Adult Friend Finder

Em Portugal e Brasil existe a netaffiliation que tem grandes clientes com várias campanhas interessantes. De certeza que encontrará pelo menos uma campanha que possa ser divulgada no seu site.

Os maiores sites e blogs mundiais têm no mercado de afiliados uma das maiores percentagens dos seus rendimentos, pela facilidade que existe em encontrar produtos ou serviços que encaixem com facilidade no tipo de audiência do seu site.

O truque é mesmo saber o que é que os seus visitantes procuram quando chegam ao seu site. Não faz sentido tentar promover um cartão de crédito num site sobre animais domésticos.

As comissões são variáveis, mas existem empresas a pagarem mais de 50% por cada venda.

O marketing de afiliados é uma das formas mais simples de começar a ganhar dinheiro na Internet, embora necessite de algumas competências, ao nível da capacidade de marketing e venda.