2014/07/27

MailChimp Review

O MailChimp  é um serviço de campanhas de marketing por e-mail criado com simplicidade, fácil de usar e com um design engraçado, sendo uma interface acolhedora e tem como mascote um macaco. Este serviço foi criado para as pessoas da geração Google e não para pessoas pré-Google. O MailChimp está disponível em duas modalidades: período experimental (sem tempo limite de uso) e pago (entre 15$ a 60$ por mês, conforme o que pretende).

Ao iniciar o MailChimp, tem um “assistente” que o irá ajudar a configurar alguns passos: adicionar contactos, gerir templates e criar campanhas; inclui ainda diversas dicas e uma secção de ajuda. No entanto ainda faltam algumas características úteis nos relatórios e na criação de e-mail, por isso, apesar de ser interessante e engraçado, ainda lhe faltam funcionalidades importantes.

O MailChimp é um “auto-responder” (auto-resposta) adequado a pessoas que estejam a iniciar-se no mundo do marketing por e-mail. Possui uma interface Web 2.0 e após se registar e configurar a sua conta poderá ter a sua campanha de marketing por e-mail preparada em 15 minutos ou menos. Pode ainda configurar o design e estilo da campanha de acordo com o pretendido.

Funcionalidades:

  • Se tem uma lista de contactos de e-mail pode adicioná-los facilmente ao MailChimp, copiando-os e colá-los ou importá-los de um ficheiro .csv, só tem de mapear os campos ao fazê-lo.
  • E-mails devolvidos são apagados automaticamente da sua lista, pode mudar o seu nome e usar marcadores para tornar as campanhas mais pessoais. Este serviço ainda o encoraja a adicionar uma linha no fundo da campanha onde relembra o contacto de onde subscreveu o seu serviço, mantendo assim as “não subscrições” ao mínimo.
  • É possível integrar uma API para sites de compras online.
  • Dispõe de um serviço de teste de “spam” (e-mail não desejado) denominado de “Delivery Doctor” por 14$. Isto fará uma pré-visualização da campanha em vários serviços de e-mail como a yahoo, Hotmail, AOL, gmail… onde avaliará o nível de spam da sua campanha bem como identificar erros de código de escrita.
  • Durante a criação de uma campanha de marketing por e-mail tanto pode criar um design seu ou usar um “template” já pré-definido. Este serviço oferece-lhe um editor de texto WYSIWYG (what you se eis what you get – o que vê é o que obtém) que permite adicionar imagens e aplicar diversos esquemas de cor. Após criar o seu design pode guardar o “template” as vezes que quiser. Mas o editor de texto não permite o “arrastar e largar” imagens a partir do seu ambiente de trabalho.
  • Se já tem uma campanha de marketing por e-mail agendada o MailChimp não permite que a edite antes da mesma ser enviada sem que a cancele. As campanhas de marketing por e-mail que são enviadas imediatamente são enviadas no máximo em 10 minutos. Têm ainda uma opção de envio de campanha de marketing por e-mail agendada por zona geográfica e fuso horário e ainda possível de tradução automática de acordo com o idioma falado na zona geográfica alvo.
  • Incluí espaço ilimitado para alojamento de ficheiros e imagens, desde que as imagens tenham um tamanho inferior a 10mb.
  • O MailChimp tem uma plataforma de integração com as redes sociais: twitter, facebook e linkedin possibilitando maximizar os resultados da sua campanha de marketing por e-mail.
  • Nos relatórios de campanhas de marketing por e-mail, tem relatórios normais, sem nenhum aspecto particular. Permite seguir o número de cliques, e-mails enviados, e-mails devolvidos, abertos entre outros, informação internacional, tempo que demoram a responder à campanha, mapa geográfico de onde provêem os cliques nas suas campanhas.
  • Integração com o Google Analytics.
  • Na gestão de contactos tem várias formas de importar contactos (directamente de ficheiros

Suporte

O painel de ajuda dispõe de uma base de dados com acesso através de digitação de uma palavra-chave pretendida, oferece ainda um guia em formato pdf, dispõe de serviço de bilhetes para colocar dúvidas, apoio por e-mail e chat ao vivo. Não oferecem apoio via telefone.

No chat ao vivo por norma são rápidos a responder e quanto às dúvidas que tenhamos também costumam responder bem e rápido, sendo elucidativos. No site oficial existe ainda um blog com alguns artigos e dicas sobre marketing por e-mail. Têm ainda uma página com as perguntas mais feitas (FAQ).

Para finalizar, o MailChimp tem diversas aplicações de fácil uso e um painel de ajuda que satisfaz. É fácil de usar, dispõe de relatórios de fácil compreensão e permite que os “não subscritores” possam dar um feedback do porquê de estarem a desistir do serviço. E mais importante oferece integração com o Google Analytics.

Apesar de ser fácil de usar o painel de criação de campanhas de marketing por e-mail e relatórios das mesmas deixa algo a desejar, pois poderia ser mais completo. Esperemos que de futuro o painel de criação de campanhas possa ser melhorado.

Speak Your Mind

*