2017/01/16

Quero Fazer Um Site. Quanto Custa?

Estas são algumas das dúvidas mais frequentes que recebemos dos leitores. Qual é o preço de fazer um site? Consigo ter um site grátis de sucesso? Quero ganhar dinheiro mas não quero investir.

O custo de um site depende de algumas decisões importantes que precisa de tomar. No entanto, qualquer site que queira ter pernas para andar, precisa de duas coisas:

  • Um domínio
  • Um alojamento

Tudo o que faça que não inclua estes custos, já estará a fugir ao caminho correcto.

Registar Domínios

Os domínios são pagos anualmente e têm um custo muito reduzido. O custo mensal de ter um domínio não ultrapassa os dois cafés (por mês!). Além disso, se registar vários anos consegue um desconto interessante.

Ainda melhor é ter o domínio gratuito, o que acontece com algumas empresas de alojamento, que lhe oferecem o domínio durante o primeiro ano, na compra do alojamento. Apesar de ser muito económico, não custa nada aproveitar estas oportunidades.

Alojamento

O alojamento é o que você tem de contratar a uma empresa para guardar os seus ficheiros. É para essa empresa que o domínio aponta quando alguém escrever o seu endereço do browser.

Estas empresas de alojamento fornecem-lhe:

  • Espaço para guardar as páginas web
  • Emails com o endereço do domínio
  • Suporte para a base de dados
  • Backups dos seus ficheiros

O alojamento pode ser comprado mensalmente, mas sai mais barato se for comprado ao ano. Se comprar vários anos, também consegue um bom desconto. Apesar de mais caro do que o domínio, o alojamento é também bastante económico, principalmente se pensar que pode ganhar dinheiro com o seu site, depois de fazer um reduzido investimento.

Estes são os dois custos principais de qualquer pessoa que queira criar um site, independentemente do objectivo a que se propõe. Há pessoas que ganham milhares de euros (ou reais) por mês com os seus sites e apenas precisaram de ter estes custos inicialmente.

Quero Criar Um Site Grátis? É a Melhor Solução?

O grande problema dos sites que são alojados gratuitamente é a sua falta de flexibilidade. Um site grátis permite-lhe criar conteúdo facilmente, mas as opções de diversificar desaparecem completamente. Além disso, muitos dos sites que oferecem o alojamento, utilizam publicidade própria que é mostrada nas suas páginas, sem que você receba uma percentagem… Basicamente, você não tem qualquer controlo sobre o que pode e não pode colocar no site.

Já pensou no que é ter um site, que pretende que seja sério, mas que saltam anúncios de cada vez que é visitado por alguém. Acha que essa pessoa vai querer continuar no seu site? É pouco provável.

Subdomínios

Outro dos problemas de um site grátis é que utiliza normalmente um subdomínio, em vez de um domínio. Um subdomínio é algo do género: onomedoseusite.onomedositegratis.com. Como é um subdomínio, vai ver as portas fechadas a muitos sites que poderiam participar no seu sucesso. Por exemplo, muitas directorias não permitem inserir sites em subdomínios. Muitas empresas de afiliados não permitem subdomínios como parceiros.

Se pensa no seu site a médio prazo, não deixe de investir algum dinheiro agora. De certeza que recupera o investimento em poucos meses e depois pode fazer o que bem entender com o seu site. Com um alojamento gratuito, a empresa pode terminar a sua conta a qualquer altura.

Se começar com um site grátis, pode sempre mudar para um site alojado mais tarde. No entanto, o seu histórico nos motores de busca será eliminado. Isso significa que terá de começar de novo.

Não vale a pena poupar algum dinheiro agora para criar um site grátis que não lhe vai permitir ter um futuro muito promissor. Não vale a pena, porque o investimento é muito reduzido. Se quer ganhar dinheiro ou criar um site profissional, nem sequer deve equacionar a criação de um site gratuito.

Contratar Um Programador

Se quiser funcionalidades muito específicas, vai precisar de contratar um profissional de programação informática e webdesign. É uma pessoa que pode criar e desenhar-lhe um site de raiz. É a solução mais cara de todas e não é aconselhada, a menos que seja para uma empresa.

Estes profissionais cobram um valor à hora, que pode ir desde algumas dezenas de euros (um freelancer), até às centenas (se contratar uma empresa). Os valores são elevados, porque há quem se aproveite do desconhecimento dos outros para vender serviços que podem ser feitos facilmente com software gratuito.

Se precisa de ajuda profissional, contrate alguém que seja bem referenciado por um conhecido.

É Possível Criar Um Site Sozinho?

Não precisa de contratar uma empresa para lhe fazer um site, mesmo que seja um site profissional. Hoje em diz, o software está tão evoluído que consegue criar praticamente tudo o que precisa para ter sucesso on-line. Só em casos muito específicos é que compensa contratar uma empresa para desenvolver o trabalho. Já

O trabalho de web design, precisa de ser feito por um profissional, porque a criação de logótipos, ícones e imagens não é para qualquer pessoa. Existe um lado técnico e outro criativo.

De resto:

  • Se quer um site de comércio electrónico, existem softwares grátis que o fazem facilmente.
  • Se quer um site de apresentação da sua empresa ou dos seus serviços, basta ter uma plataforma de blogs.

A nossa recomendação passa por utilizar o WordPress, que é extremamente poderoso e, ainda por cima, grátis. Só precisa de perder alguns minutos a perceber como funciona a criação de páginas e já está! Além disso é muito fácil encontrar empresas de alojamento que permitem a instalação do WordPress.

Comments

  1. Patricia sena says:

    quero montar um site para vender coisas de segunda mao,como notboock,celular,produtos naturais e etc…como devo fazer para dar o primeiro passo?

Speak Your Mind

*