2017/01/18

Tácticas de Black-Hat SEO Que Significam Perigo Para o Seu Site

Este é o último artigo de uma série que explica como funcionam as técnicas de Black-Hat SEO, para que não seja enganado por profissionais que prometem resultados garantidos e rápidos. Ninguém lhe pode garantir o primeiro lugar no Google. Se alguém lhe prometer isso, está a mentir.

 

Tácticas de Black-Hat SEO

Redirects

Os Redirects podem ser utilizado correctamente ou incorrectamente, como é o caso destes que vamos explicar. Funcionam como complemento às Doorway Pages explicadas no artigo anterior. Como estas páginas não têm qualquer conteúdo relevante, é colocado um Redirect que redirecciona o visitante para outra página do site, como por exemplo a página principal.

Sites Duplicados

Mais uma das técnicas que funcionavam bem antigamente e que hoje não funcionam. Muitos webmasters criavam cópias de sites que apareciam nas primeiras posições, faziam ligeiras alterações e colocavam-nos on-line, na esperança de que estes sites ultrapassassem os originais. Como os motores de busca começaram a penalizar a duplicação, estes sites desapareceram completamente da internet.

Nos casos em que o site é alterado de forma mais elaborada, conseguindo fugir aos motores de busca, não se esqueça dos concorrentes e donos dos sites originais. Este mecanismo de reportar sites faltosos ajuda bastante os motores de busca (e todo o sistema).

Interligações

Como os motores de busca começaram a colocar mais peso nos links que os sites recebem, começaram a criar-se sites só com o propósito de fazer um esquema de interligações. Desta forma, todos os sites tinham links recíprocos entre eles (e outras formas mais elaboradas) e beneficiavam de votos para subir nos motores de busca.

Esta técnica não é fácil de detectar pelos humanos, mas é mais simples pelos algoritmos dos motores de busca. Esta técnica está constantemente a ser alterada e existem ainda formas de o fazer disfarçadamente, mas serão também apanhadas no futuro.

Este é o jogo do gato e do rato que nunca tem fim. Os algoritmos corrigem qualquer coisa e os webmasters procuram novas formas de atalhos para o sucesso.

É preciso compreender que os motores de busca vivem da relevância dos resultados que devolvem aos milhares de milhões de utilizadores. Qualquer forma de adulterar esses resultados é um prejuízo para os motores de busca. Por isso eles levam tão a sério estas políticas de controlo do mercado. São negócios de biliões que não podem ser afectados por algumas artimanhas.

É por isso que o Google é o melhor motor de busca do mundo. Porque devolve os resultados mais relevantes para os utilizadores.

Não se deixe levar por práticas Black-Hat SEO e promessas de posições elevadas rapidamente. A optimização de motores de busca é possível e aconselhada, mas demora tempo a ter sucesso.

Speak Your Mind

*