2021/12/19

Ganhar Dinheiro Com o Google AdSense

É possível ganhar dinheiro, muito dinheiro com o Google AdSense. É uma das formas de publicidade mais simples de utilizar e pode também ser das mais vantajosas, se utilizadas nos sítios certos.

Qualquer pessoa que esteja a pensar em criar um site para ganhar dinheiro tem de equacionar esta alternativa para rentabilizar um projecto.

Além de ser extremamente simples de utilizar, tem a empresa gigante Google por trás, o que torna todo o processo credível. É a principal fonte de receitas da Google.

Qualquer site pode beneficiar com o facto de incluir anúncios do Google, por mais simples que seja. No entanto, existem algumas regras para conseguir ter bons rendimentos com este modelo de publicidade.

O Que é o AdSense?

Se não conhece bem este programa, aqui fica uma simples explicação.

O motor de busca Google.com factura milhares de milhões de dólares anualmente através da publicidade que aparece sempre que fazemos uma pesquisa. Quando fizer uma pesquisa no Google irá reparar que aparecem, por vezes, resultados de lado e em cima, que são resultados patrocinados. Isto significa que estas empresas pagaram para aparecem nestas posições.

Todo o processo é gerido por uma plataforma que se chama Google AdWords, criada há alguns anos atrás. Sempre que um utilizador carrega num desses resultados patrocinados, a empresa Google ganha dinheiro. Qualquer empresa pode comprar publicidade no Google através do AdWords.

No entanto, a Google não se ficou por aqui e permite a qualquer pessoa que queira criar um site, que coloque blocos de publicidade espalhados por cada página. Nestes casos, o seu site vai estar a mostrar anúncios do Google e você será pago por cada vez que alguém clica num dos anúncios. A Google partilha as receitas com os webmasters por todo o mundo.

Este programa chama-se Google AdSense e dá milhões a ganhar a todos os que o utilizam nos seus sites. Se está a pensar em criar um site, mesmo que não seja para ganhar dinheiro, considere a possibilidade de colocar alguns destes anúncios espalhados por zonas estratégicas das páginas. Sempre conseguirá ganhar algum dinheiro desenvolvendo um site sobre algo de que gosta.

Qualquer pessoa que coloque o AdSense no seu site tem grandes probabilidades de conseguir ganhar dinheiro suficiente para, pelo menos, pagar as poucas despesas de alojamento e registo de domínio.

Porque é Que a Google Partilha Receitas?

A Google (o nome da empresa, não confundir com O Google que é o nome do motor de busca) encontrou uma forma de expandir as zonas de exposição de publicidade, através da utilização de milhões de sites espalhados pela internet.

É certo que divide as receitas com os webmasters, mas conseguiu crescer de forma exponencial e hoje em dia domina o mercado da internet de forma tão clara que não tem rivais.

Quanto Se Pode Ganhar Com o AdSense?

Não é possível saber à partida quanto dinheiro vai conseguir ganhar com o seu site, utilizando o programa Google AdSense, mas pode ficar a saber que há muitas empresas e particulares que vivem apenas dos rendimentos que têm com este programa.

Sempre que alguém clicar num anúncio no seu novo site, você receberá uma percentagem da receita. Pode ser 1 cêntimo ou 10 dólares. O valor depende da quantidade de anunciantes que existem e do valor do nicho de mercado que escolheu.

Os nichos de mercados mais competitivos, como o caso dos temas sobre:

  • Ganhar dinheiro
  • Cartões de crédito
  • Emprego
  • Dívidas
  • Sexo

Estas palavras-chave são muito competitivas e o valor de cada clique é muito elevado. Quanto mais pessoas pesquisarem determinadas palavras-chave, mais valor têm para os anunciantes.

Algumas regras para conseguir ganhar bom dinheiro com o AdSense incluem:

  • Nichos de mercado sem muita concorrência
  • Quantidade de tráfego
  • Tráfego qualificado
  • Layout do site adaptado para Google AdSense

Quanto mais pessoas conseguir atrair para o seu site, mais dinheiro conseguirá ganhar.

Quanto mais qualificado for o tráfego, mais conseguirá ganhar. Por qualificado entende-se que a pessoa que chega ao seu site deverá encontrar exactamente aquilo que procurava. Se tem um site sobre bicicletas, convém que a maioria das pessoas chegue através de palavras como:

  • Escolher bicicletas
  • Comprar bicicletas
  • Lojas de bicicletas

São palavras-chave relacionadas com o tema do seu site, por isso os anúncios que são mostrados pelo Google, serão mais relevantes para essas pessoas.

O ideal é criar um site sobre um tópico que seja do seu agrado e em que tenha bons conhecimentos para partilhar com outras pessoas. Tendo conteúdo de qualidade será mais fácil ser encontrado pelos motores de busca e ter mais tráfego qualificado.

Mas o que tem o Google AdSense de tão especial que as outras formas de publicidade não têm?

Conforme a internet vai amadurecendo, também os seus utilizadores vão ficando mais experientes. Assim, começam a ficar imunes a grandes banners de publicidade, com muitas imagens e vídeos. A percentagem de pessoas que clicam em banners é bastante reduzida.

Além disso, os banners estão normalmente associados a páginas de vendas de produtos, o que significa que os webmasters só recebem dinheiro se alguém fizer alguma compra.

Ganhar Dinheiro Por Clique

Com o AdSense, os visitantes apenas necessitam de clicar nos anúncios, para que você ganhe dinheiro. Não precisam de comprar nada!

Na verdade o que a Google vende é tráfego para sites.

Publicidade Contextual

O motor de busca Google consegue organizar informação na internet como ninguém. Isto significa que consegue saber exactamente o tema de cada uma das suas páginas. Com esta informação o Google mostra apenas os anúncios que considera relevantes para o tema da página. Se for de bicicletas, aparecem anúncios de bicicletas. Se for de cartões de crédito, aparecem anúncios de crédito.

Este processo de publicidade contextual faz com que a percentagem de cliques seja bastante superior do que a publicidade normal. Além disso, a maior parte dos anúncios Google são de texto, o que elimina a imunidade dos visitantes à publicidade.

Muitas vezes os visitantes pensam que estão a clicar num anúncio pensando que estão a ir para outra página do seu site. No entanto, acabam por ir parar a uma página de um anunciante, que é também relevante para aquilo que procuravam.

Lembre-se que o utilizador clica num texto, que tem de lhe dizer algo relevante. Desta forma ele não ficará desapontado por seguir aquele caminho.

Criar Um Site Para Ganhar Dinheiro Com AdSense

Por tudo o que foi mostrado aqui, é fácil compreender que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com o seu site.

Foque-se em escrever sobre algo de que gosta. Não procure um tema só porque poderá dar dinheiro com o Google AdSense. Irá estar a competir com outras pessoas que gostam desse tema e não terá qualquer hipótese.

O programa Google AdSense pode ser utilizado por todos os que pretendam, no entanto é necessário ser aprovado pela empresa para poder ter acesso ao programa.

Antigamente qualquer site podia facilmente ser aprovado pelo Google, mas hoje em dia é muito mais complicado. Principalmente porque se criaram muitos sites de SPAM e com pouca qualidade, só para ganharem algum dinheiro com o AdSense.

Precisa de ter um site de qualidade para poder ver a sua conta aprovada. Depois de ser aprovado com o primeiro site, poderá criar tantos sites quanto quiser porque já não precisará de pedir aprovação.

Escusado será dizer que hoje em dia é complicado ser aprovado com um site que não tenha domínio e não utilize alojamento próprio.

Domínio Original, Conteúdo Original

A melhor forma de ser aprovado pelo Google AdSense é registar um domínio e criar um site com alguns artigos de qualidade. Aponte para a criação de, pelo menos, vinte artigos antes de submeter a sua candidatura ao programa.

A candidatura ao Google AdSense é completamente grátis!

Escolha um tópico de que gosta, registe um domínio que esteja de acordo com esse tópico e comece a criar bons artigos. Esse conteúdo é muito importante para que os anúncios que vão aparecer mais tarde, sejam relevantes para os seus visitantes.

É muito importante que tenha conteúdo original no seu site!

Colocar os Anúncios do Google

Depois de ser aprovado na sua candidatura ao programa AdSense, irá aceder à sua zona de administração, onde poderá começar a escolher os tipos de anúncios que deseja.

É muito simples colocar o código no seu site. Basta copiar um código HTML por cada zona de anúncios e colocar no sítio que deseja, dentro do seu site.

Existem zonas estratégicas dentro de cada tipo de página que podem aumentar a taxa de cliques nos seus anúncios.

Existem anúncios verticais, horizontais, grandes e pequenos. Pode também configurar as cores dos anúncios, para que se enquadrem bem dentro das cores do seu site.

Agora aqui ficam algumas dicas para ter sucesso no Google AdSense e ganhar dinheiro com o seu site.

Domínio Próprio

Os motores de busca dão mais importância a sites que estejam em domínios próprios. Os sites que aparecem em domínios grátis são prejudicados nos rankings, porque há muito SPAM dentro destes alojamentos gratuitos.

A maior probabilidade é de que nem sequer consiga ser aceite no programa AdSense.

Um exemplo de um endereço num alojamento grátis é:

  • http:sitegratis.com/subdominio/oseunome/

Por isso deve sempre registar o seu domínio, até porque o preço anual é bastante reduzido. Facilmente conseguirá pagar o domínio e o alojamento se utilizar o AdSense no site.

Plataforma Para Criar o Site

A menos que tenha conhecimentos de programação informática, o melhor é utilizar uma plataforma que lhe permita criar conteúdos facilmente, bem como um estrutura de navegação que seja bem utilizada pelos motores de busca.

Os blogs são a resposta para este problema. São adorados pelos motores de busca, porque têm normalmente muito conteúdo. Além disso, não precisa de conhecimentos técnicos para ter um blog a funcionar. Existem empresas de alojamento que têm pacotes especiais para quem quer criar um blog sem ter conhecimentos técnicos.

Escolher o Tópico Certo Para Si

Este é o segredo do sucesso, se assim podemos chamar, porque só com um tópico que lhe agrade é que conseguirá criar conteúdo suficiente para se destacar nos motores de busca.

Escolha um tema que adora e escreva dezenas, centenas de artigos!

Aumentar o Tráfego

Só conseguirá ganhar dinheiro com o AdSense (e com qualquer outro programa) se tiver tráfego suficiente.

O tráfego vem principalmente dos motores de busca, por isso é tão importante ter conteúdo de qualidade para aparecer na primeira página e ter mais visitantes.

Depois de ter o site terminado, precisa de o submeter a vários motores de busca e sites. Ao fim de algum tempo começará a receber visitantes. É preciso ter paciência para ver o tráfego crescer, porque não é coisa que apareça em poucas semanas.

Enquanto espera, crie mais conteúdo original de qualidade. Quanto mais conteúdo relevante para o tema do seu site, mais os motores de busca gostam.

Aqui vai também aprender como aumentar o tráfego para o seu site, para poder ganhar mais dinheiro com o Google AdSense.