2017/01/18

Como Escolher o Tema do Site

Escolher um tema para o seu site não é tarefa fácil, o que leva muitas pessoas a optarem por escolher um tema que já está muito povoado de concorrentes. Se está agora a começar a sua aventura na internet, opte por objectivos mais simples.

Só alguns privilegiados conseguem ter projectos de sucesso mundial, como os criadores do Twitter, do Google, do Facebook, etc.

A maioria dos utilizadores não consegue ter sucesso nos seus projectos, pelos mais variados motivos. O principal erro cometido é escolher mal o tópico do seu site.

Criar Sites Simples

O mais fácil e acertado para o seu caso é manter as coisas simples e não entrar em grandes projectos, de complexidade técnica elevada e com custos elevados de manutenção.

O que é criar um site simples? É criar um ou mais sites sobre temas que sejam do seu agrado e onde possa criar conteúdo interessante para outras pessoas que também estejam interessadas nesses temas.

Se olhar para a criação de sites desse ponto de vista, a tarefa torna-se muito mais simples. Gosta de bicicletas? Porque não criar um site de análises a marcas e modelos de bicicletas? Com um programa de afiliados conseguirá ganhar dinheiro em cada bicicleta vendida que tenha sido recomendada por si.

Se tiver conhecimentos suficientes sobre o tema do seu site, será muito simples escrever vários artigos de qualidade. Depois basta ter alguns conhecimentos de SEO (Optimização de Motores de Busca) e promover o site para atrair tráfego.

A partir da altura em que tem tráfego, basta-lhe escolher a melhor forma de rentabilizar o site. Pode ser com o Google Adsense, com programas de afiliados ou qualquer outra forma que seja aplicável.

Criar um site deste tipo é muito simples e económico, além de não precisar de contratar outras pessoas para o ajudar. Uma pessoa basta para conseguir ter um ou mais sites dentro de tópicos que gosta. Veja um guia simples para criar sites.

Quais São os Melhores Tópicos?

Não existem tópicos que garantam o sucesso a todos aqueles que desejam criar sites dentro desses temas. Você tem os seus tópicos preferidos e deve ser sobre esses que precisa de fazer uma análise das suas possibilidades de sucesso.

Escrever sobre um tópico que não gosta, é sempre uma má ideia a longo prazo. Uma parte importante do sucesso passa por criar conteúdos regularmente. Isso é muito complicado se escrever sobre o que não gosta…

Depois deverá afastar-se de tópicos muito concorridos, pelo menos enquanto não tiver mais experiência na criação de sites para ganhar dinheiro on-line.

Importância do Tópico Escolhido

É preciso que fique bastante claro para si que a escolha do tópico é fundamental para conseguir ter sucesso.

Os sites que têm sucesso são aqueles que têm certas características comuns:

  • Conteúdo de qualidade
  • Conteúdo frequente
  • Conhecimentos de promoção do site

O sucesso não aparece da noite para o dia e você precisa de aprender a fazer todas as tarefas acima referidas.

O tráfego não virá numa semana ou num mês. Poderá demorar três meses ou mais a conseguir ter uma boa quantidade de visitantes. Daí a importância do tema ser do seu agrado, porque senão ficará aborrecido por não ver resultados rapidamente e acabará por desistir…

As possibilidades de escolher um tópico são teoricamente ilimitadas porque todas as pessoas têm interesses comuns em certos temas. Descubra quais são os seus e trabalhe a partir daí.

Começar Com Objectivos Simples e Claros

Não pense em grandes projectos se está agora a começar. Inicie o seu percurso devagarinho e trace objectivos ambiciosos mas de conclusão simples.

Comece a criar sites simples, aprenda o mais possível e desenvolva a sua presença na internet lentamente mas de forma consistente. Quando começar a ver chegarem o sucesso e o dinheiro, irá ganhar ainda mais motivação para continuar o seu percurso. Quem sabe se não conseguirá criar o seu próprio emprego? Há cada vez mais pessoas a conseguirem alcançar esse objectivo. O primeiro passo é registar o domínio.