2017/01/18

Como Registar um Domínio

Para o ajudar a tomar a melhor decisão, aqui fica um guia para aprender como registar um domínio para o seu site.

Existem dois passos básicos que precisa para conseguir ter o seu domínio registado. O primeiro passa por reservar e registar o domino que pretende.

O domínio é o endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao seu site. Exemplos de domínios incluem:

  • www.site.com
  • www.site.pt
  • www.site.com.br
  • www.site.info

Depois de escolher o domínio que deseja, é preciso ver se ele está disponível. Domínios mais concorridos estão normalmente indisponíveis.

Depois de registar o domínio, tem de dar o passo seguinte, que passa por escolher o alojamento onde serão guardados os ficheiros do seu site. O domínio que comprou será redireccionado para a empresa que lhe fornece o alojamento.

Vamos ver como escolher o melhor domínio para si…

Como Escolher Um Bom Domínio

Se quer posicionar-se bem nos motores de busca é importante que o nome do domínio inclua as palavras-chave do seu tema. Por exemplo, se quer recomendar bicicletas, deverá escolher um domínio do tipo www.asmelhoresbicicletas.com.

A maior parte dos visitantes do seu site chegará através de um motor de busca, procurando por uma ou mais palavras-chave do seu tópico.

O mais provável é receber uma visita de alguém que escreveu: ‘comprar bicicletas baratas’.

Quando as Palavras-Chave Não São Importantes

Se quiser criar um site para atrair visitantes locais, como é o caso de um pequeno negócio na sua cidade, o tráfego dos motores de busca não é tão importante. Para estes casos poderá registar o domínio com o nome da sua empresa e promovê-lo com os habitantes da sua cidade.

Nestes casos a marca é mais importante do que as palavras-chave. Quer ter um negócio com presença on-line, com o endereço no cartão-de-visita para mostrar aos seus clientes, registe o nome do seu negócio ou da sua empresa.

Dicas Para Escolher um Domínio

Aqui ficam algumas dicas para escolher um domínio de qualidade para o seu site:

  • Não registar nomes de domínios muito longos e com muitas palavras. O máximo de caracteres para um domínio é de 63, mas deverá escolher um que tenha menos letras. Quanto mais longo for o nome, mais difícil é de decorar. Dentro dos nomes disponíveis, tente escolher um que seja simples.
  • Se escolher um domínio muito longo, opte por usa um hífen para separar as palavras, porque senão torna-se demasiado complicado para decorar por parte de um utilizador. Por exemplo: www.comprar-as-melhores-bicicletas-baratas.com.
  • Compre várias extensões do mesmo domínio, para o proteger de futuros concorrentes. Se tiver possibilidade, compre as extensões mais comuns (.com, .info, .org, .pt). Se começar a ter sucesso, certamente aparecerão concorrentes a registarem as outras extensões do seu domínio.

Como Registar Domínios

A maior parte das empresas de alojamento também permite registar domínios. O tipo de serviços prestados por estas empresas é igual, por isso opte pela mais barata que encontrar.

Proteger a Privacidade

Quando compra um domínio irá ter várias opções, entre as quais a possibilidade de proteger a sua privacidade. Significa que o seu nome e contactos não serão publicados numa base de dados pública, isto irá prevenir que seja atacado por spam e analisado pela sua concorrência.

É apenas uma opção do registo de domínio, mas sem dúvida que é uma opção bastante útil. O preço anual desta protecção é bastante baixo.

Domain Forwarding

Outra das possibilidades é o redireccionamento de domínios para o seu domínio principal. Se escolher várias extensões do mesmo domínio, poderá reencaminhá-las todas para o domínio principal, onde estará alojado o seu site.

O Domain Forwarding é um serviço que costuma ser também fornecido com um custo anual.

Registe o Domínio Agora

Se compreendeu todos os passos que precisa para registar o domínio, está preparado para avançar e escolher o domínio para o seu site. O passo seguinte para criar um site é escolher o alojamento que pretende porque irá necessitar dos dois para ter tudo a postos e iniciar o desenvolvimento.