2017/01/18

Venda os Benefícios e Não as Funcionalidades

O que vende um produto ou serviço não são as funcionalidades, são os benefícios perceptíveis para o cliente. Se você demonstrar que o seu site vai resolver todos os problemas do seu visitante, conseguirá ter sucesso rapidamente.

Se ainda não teve oportunidade de ler os artigos anteriores, esta série começa ao aprender como criar conteúdo para ganhar dinheiro.

Um conteúdo excelente é aquele que atrai a atenção do seu visitante e que o encaminha em direcção ao objectivo que você tem traçado para o site. Desde que consiga ter conteúdo relevante, que demonstre o que é o visitante ganha em fazer aquilo que você quer que ele faça, ele irá continuar a ler o seu site e a ficar cada vez mais motivado para ser seu cliente.

Conhecimento do Conteúdo

Todo o seu conteúdo deve demonstrar que você conhece e adora o tema do nicho de mercado onde se insere. Se não conseguir demonstrar esse entusiasmo, os seus visitantes vão aperceber-se e abandonar o barco rapidamente.

Por isso, precisa de se tornar o especialista reconhecido dentro do seu nicho. Crie a credibilidade necessária para ser visto como uma autoridade, pelo menos aos olhos dos seus visitantes. Só assim poderá garantir que eles confiam em si quando necessitar que ajam.

Se criou um site sobre um tema, é óbvio que deve ter alguns conhecimentos, senão não conseguiria criar todo o conteúdo necessário para aparecer nos motores de busca. No entanto, não basta ter o conhecimento apenas do seu ponto de vista de especialista. Tem de conhecer o ponto de vista de pessoas fora do nicho.

Pergunte aos seus amigos o que acham do tema do seu site? Qual é a opinião deles relativamente ao assunto? Compare o seu site com o dos seus concorrentes? É melhor ou pior? É diferente em quê? Saiba o que está a acontecer no mercado. As tendências e os riscos.

Depois de conhecer toda esta informação, só tem de a disponibilizar no seu site, em forma de conteúdo relevante para o tema.

Demonstrar os Benefícios

Escreva tudo o que o seu site oferece aos visitantes. Faça um ou mais artigos sobre os benefícios. Escreva artigos com respostas para as questões mais comuns. Coloque-as bem visíveis no site.

Mas não pense que isto é suficiente.

A maior parte das pessoas não consegue ver os benefícios nas funcionalidades de um produto!

É preciso que você venha em auxílio dos seus visitantes e que lhes faça a papinha toda. Tem de lhes demonstrar em que é que as funcionalidades do seu produto ou serviço vão beneficiar quem está a ler o artigo. As pessoas compram baseadas na emoção, não na lógica.

Tem de transformar o artigo anterior das funcionalidades e criar um artigo de benefícios para os clientes que comprarem o produto.

O benefício é responder à questão: O que é que eu ganho com isso?

Aqui ficam alguns exemplos de benefícios:

  • O produto X vai poupar-lhe tempo.
  • O livro Y vai ensinar-lhe a ser mais organizado.
  • O curso Z vai ensiná-lo a falar inglês.

As pessoas não querem saber se o produto foi desenvolvido hoje ou há vinte anos atrás. Não querem saber se gastou milhares de horas de investigação. Não querem saber se gastou milhões de euros a criar. Só querem saber o que é que ganham com isso…

O mesmo produto pode resolver vários problemas e ter por isso vários benefícios para diferentes tipos de clientes. Deve criar vários artigos que expliquem como podem ser resolvidos os problemas de cada tipo de cliente.

As funcionalidades são apenas os elementos de um produto que fazem qualquer coisa. Os benefícios são as soluções para todos os problemas do cliente. Quanto mais benefícios, melhor.

Segredo Para Ter Sucesso na Internet

O segredo para ter sucesso on-line pode resumir-se a:

  • Criar conteúdo com qualidade dentro do tema do site.
  • Receber tráfego qualificado dos motores de busca.
  • Criar a credibilidade e empatia com os visitantes.
  • Fazer a venda.

Os clientes compram às pessoas de quem mais gostam e confiam. A regra é bastante simples.

No próximo artigo para criar conteúdo de qualidade e ganhar dinheiro, vamos ver porque é importante manter o visitante no seu site.

Speak Your Mind

*